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Começa mutirão para renegociar dívida de água e luz

O Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, é o responsável pelo Renegocia!, um mutirão para consumidores negociarem e pagarem dívidas com bancos, lojas e empresas de água e luz. 

O programa é complementar ao Desenrola Brasil, que na primeira fase foca apenas em dívidas com bancos e instituições financeiras.

Dá para pagar bancos, lojas e contas de água, luz e gás e com isso recuperar o crédito dos consumidores. O mutirão vai até 11 de agosto. 

O Renegocia! é diferente do Desenrola Brasil no fato de não ter restrição de valor da dívida, nem de renda do consumidor. Os endividados podem participar dos dois programas ao mesmo tempo.

lembrando que pensão, crédito rural e imobiliário estão fora do programa. Estas dívidas não estão no foco nem do Desenrola e nem do Renegocia!

Regras do Renegocia!

Qualquer pessoa com dívidas em atraso pode participar do Renegocia! Já que não há limite nos valores das dívidas, nem de renda.

Participam do Renegocia!: o Procon, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as associações de defesa do consumidor. 

Os paulistas poderão ir diretamente a um posto de atendimento presencial na Barra Funda, criado pelo Procon – SP. O posto vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 13h, até 11 de agosto.

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Renegociar dívidas pela internet?

Você vai poder renegociar as dívidas pela internet, no portal consumidor.gov.br, diretamente com o credor. Para tanto, basta que o consumidor:

  • faça login na conta gov.br nível prata ou ouro (saiba como fazer)
  • procure pelo nome da empresa com a qual quer renegociar
  • clique em “registrar reclamação”
  • selecione “renegociação/parcelamento de dívida” no campo “problema”
  • informe que quer participar do mutirão do Renegocia! no campo “descrição da reclamação”
  • Depois que o pedido for registrado, os credores vão apresentar uma proposta que deve ser avaliada pelo consumidor. Ao longo do período de negociação, os endividados poderão interagir com a empresa, enviar documentos e tirar dúvidas.

Também é possível procurar os órgãos de defesa do consumidor de todo o país (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor).

De acordo com o Ministério da Justiça, o objetivo é garantir que as pessoas possam voltar a ter crédito novamente.

“O objetivo é garantir que as pessoas consigam recuperar o crédito e, com isso, condições melhores de fazer pagamentos”.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

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