Devido aos mais diversos problemas, após a rescisão do contrato de trabalho muitos trabalhadores acabam recorrendo à Justiça para que sejam cumpridas e pagos todos os seus direitos. Apesar de ser algo até que normal, ainda é um tabu para muitas pessoas.
Isso porque, muitos trabalhadores, mesmo sabendo que foram lesados, acabam não entrando na Justiça contra a empresa por medo de que sua carteira fique “manchada”, no mercado de trabalho, ou seja, que ingressar contra uma empresa pode te queimar em outras, o que acabaria dificultando conseguir um novo emprego.
Mas será que isso é real? Será que realmente ingressar contra uma empresa com a qual você trabalhava pode te queimar em outras empresas, o que dificultaria sua contratação em uma nova oportunidade de trabalho? Vamos descobrir isso agora!
A primeira coisa a deixar clara aqui, é que não existe algo tipo uma “lista negra” entre as empresas, onde se coloca o nome dos trabalhadores que ingressaram na Justiça pleiteando uma ação trabalhista.
Sendo assim, que fique claro que, caso você tenha sido lesado na empresa ao qual você trabalhava, você com certeza deve buscar todos os seus direitos, e se para isso, for necessário entrar na Justiça, que assim seja, afinal, ambos os lados (empresa e funcionário), devem cumprir seu papel como manda lei.
Saiba que uma empresa não possui acesso a informações e não costuma buscar saber se você está movimentando algum tipo de ação trabalhista contra outra empresa. Caso ela faça uma busca, ela conseguirá identificar apenas se você é que está sendo processado e não processando.
Isso implica que o trabalhador não possui uma certidão negativa de processos trabalhistas. Em outras palavras, o profissional não terá um histórico negativo em seu currículo caso decida entrar com uma ação judicial contra a empresa para buscar seus direitos trabalhistas.
Leia também | Trabalhei menos de um ano, tenho direito ao seguro-desemprego?
Entendendo o ponto anterior, também precisamos esclarecer que, também não é possível ignorar o fato de que uma empresa antes de contratar um funcionário, poderá entrar em contato com seus empregos anteriores para pegar referenciais sobre como você foi enquanto trabalhava lá.
Logo, caso a empresa possa entrar em contato com outra pedindo referência e ela explique que você a processou, pode dar algum tipo de problema, mas isto, somente se a empresa não for correta.
Tendo em vista que, quando uma empresa é responsável e cumpre todos os seus deveres, conforme manda a lei, pagando todos os direitos dos trabalhadores conforme ordenamento jurídico, ela não terá receio de te contratar, afinal, a empresa não abre brechas paras erros, logo não haverá motivos para a empresa temer processos.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…