Cuidar das escolhas alimentares é uma estratégia fundamental para o autocuidado. Quanto melhor é a alimentação, mais balanceada e natural são os alimentos, mais saudável nos tornamos. Já quando fazemos o oposto disso, com uma alimentação pouco saudável, podemos aumentar os riscos de desenvolver problemas de saúde.
A alimentação é tão importante para determinar a saúde das pessoas que, uma recente pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), revelou que a alimentação pode estar diretamente ligada a 57 mil mortes anuais no Brasil, número que supera inclusive os homicídios e acidentes de carro.
Já um novo estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista científica eClinical, comprovou o impacto das escolhas alimentares no estilo de vida e no aumento da incidência de 34 tipos de câncer.
Conforme estudo publicado na revista científica eClinical, alimentos industrializados e ultraprocessados — ricos em gorduras, açúcar, gorduras, aromatizantes e outros componentes químicos — estão diretamente associados ao aumento da incidência de 34 tipos de câncer.
A pesquisa durou 12 anos, e foi realizada entre 2009 a 2021, contatando com mais de 197.426 pessoas, que foram acompanhadas ao longo desses anos. Para chegar aos resultados apresentados, foram eliminados participantes que já apresentavam algum princípio de câncer.
Os resultados do estudo são muito preocupantes. Tendo em vista que ao final de todo o período de estudo, das 197.426 pessoas acompanhadas, quase 16 mil delas desenvolveram algum tipo de tumor maligno.
Desse número, um dado em questão chamou muito a atenção dos estudiosos. Um simples aumento de 10% no consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, elevou em 2% o risco de desenvolvimento do câncer.
Para se ter uma ideia da importância da constatação, no caso das mulheres, por exemplo, aumentar em 10% o consumo desses alimentos, aumentou as chances de desenvolver o câncer de ovário em 19%.
Conforme revelado pela pesquisa, 50% das calorias ingeridas eram de produtos ultraprocessados. Na lista temos, salgadinhos, macarrão instantâneo, biscoitos, comidas congeladas, salsichas, refrigerantes entre outros.
O motivo pelo qual esses alimentos aumentam a chance de desenvolvimento do câncer está ligada ao fato de fornecerem calorias vazias, ou seja, pobres em nutrientes e recheadas de químicos. Lembrando que esses alimentos também são a porta de entrada para a diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras doenças.
Leia também | 10 tipos de câncer que mais vão afetar homens e mulheres até 2025
Comidas industrializadas e ultraprocessadas são alimentos que passam por diversos processos industriais e contêm uma quantidade significativa de aditivos químicos, conservantes e ingredientes artificiais. Esses alimentos são produzidos em larga escala e são geralmente embalados e prontos para consumo imediato.
Alguns exemplos de comidas industrializadas e ultraprocessadas são:
Esses são apenas alguns exemplos comuns, mas há uma infinidade de outros alimentos industrializados e ultraprocessados disponíveis no mercado. É importante ler os rótulos dos alimentos e estar ciente dos ingredientes presentes para fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…