Um fato muito curioso e que a maioria das pessoas não sabe é que os cães podem detectar câncer em humanos. Estudos científicos já mostraram essa capacidade através do olfato canino.
A primeira hipótese levantada aconteceu ainda em 1989, quando uma mulher relatou que frequentemente seu cão cheirava e tentava morder uma pinta que ela tinha, que posteriormente acabou por se revelar como um melanoma (câncer de pele).
Conforme consenso entre vários pesquisadores, os tumores podem modificar o odor da urina, respiração e suor dos pacientes, particularmente em estágios iniciais do câncer, quando as células estão se dividindo, algo que o olfato dos cachorros é capaz de notar.
Algo muito incrível quanto a essa questão, é com relação a estudos com bases científicas, que sugerem que os pets podem, inclusive, serem treinados para a detecção e apoio ao diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer.
Se os cães já são utilizados há décadas para detectar o cheiro de substâncias explosivas e narcóticos, e agora com a tese de que podem detectar o câncer, naturalmente os cachorros podem ser treinados para detecção de tumores em humanos.
Conforme pesquisas realizadas em Universidades norte-americanas, já foi confirmado que os cães conseguem detectar alguns tipos de câncer pelo olfato, como, por exemplo, o câncer de pulmão, próstata, ovário, intestino e melanomas.
Da mesma forma como ocorre em outras doenças, o câncer possui marcadores detectados em fluidos humanos. Logo, os cães podem ser treinados para detectar a presença desses compostos na pele, urina, fezes, hálito, suor dos pacientes, etc.
Nos estudos realizados em que utilizam os cães para detecção da doença, os resultados têm se mostrado muito eficientes, tendo em vista que os cães conseguem detectar substâncias em concentrações mínimas — mais especificamente partes por bilhão.
Leia também | 9 sinais que podem indicar algum tipo de câncer e 90% das pessoas ignoram
Muitas pessoas podem agora se perguntar para que utilizar os cães para a detecção de doenças como o câncer. Mas a explicação é mais simples do que se imagina. E ocorre porque, o diagnóstico com ajuda dos cães facilita a detecção da doença mais rapidamente, e de forma não invasiva.
Os cães treinados para detectar a doença poderiam ser facilmente levados para atender a esta finalidade em diferentes comunidades mais precárias, onde exames costumam não fazer parte da rotina das pessoas.
Além disso, os cães treinados poderiam auxiliar também, pessoas que não gostam de sair de casa, possuem dificuldades de locomoção ou ainda que possuem aversão a hospitais.
Fique atento aos sinais que o seu cão dá. Caso ele comece a ter um comportamento diferente com o dono ou alguém da residência, é bom se atentar.
Caso seu cão tenha começado a cheirar uma determinada parte do seu corpo com frequência, algo que ele não fazia antes, lamber muito determinada parte específica ou até mesmo cutucando com a pata, seria bom você ter uma atenção especial a essa área em questão.
Pois, não que possa significar necessariamente algum tipo de câncer ou algum tipo de doenças, mas pode significar que algo não está certo, e seu o cão já percebeu com o olfato devido às alterações fisiológicas naquela região.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…