O governo federal continua realizando um “pente fino” no Bolsa Família, que começou assim que o programa foi relançado no País, em março deste ano. Até agora, 934 mil beneficiários que diziam morar sozinhos foram retirados do programa.
Para o Cadastro Único, uma família é o grupo de pessoas que mora em um mesmo domicílio e compartilha as mesmas rendas e despesas.
A família unipessoal é quando essa família é composta por apenas uma pessoa. Ou seja, se a pessoa mora sozinha, ela faz parte de uma família unipessoal. Em abril, foi estabelecido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) regras para a realização de revisão dos cadastros de famílias unipessoais. Neste caso, houve um bloqueio temporário de 1,2 milhão de benefícios.
O governo passou a exigir que essas pessoas realizem um novo recadastramento, aplicando regras mais criteriosas.
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), número de famílias unipessoais cadastradas para receber o então Auxílio Brasil, saltou de 15% para 27% do total de beneficiários durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando o programa se chamava Auxílio Brasil.
Esse foi o motivo que fez o governo atual investigar se existe possíveis fraudes. No governo anterior, os benefícios unipessoais saltaram de 2,2 milhões para 5,9 milhões.
Antes da mudança do nome do programa de Bolsa Família para Auxílio Brasil, as famílias com duas ou mais pessoas representavam 85% dos beneficiários. O percentual caiu para 73% ao final do governo Bolsonaro.
Pela regra atual, a pessoa que mora com a família não poderá fazer um cadastro como família unipessoal. A partir de agora, quando você se cadastrar para receber o Bolsa Família, precisa preencher um termo de responsabilidade.
Se durante o cadastramento você passou algum tipo de informação falsa e o governo tomar conhecimento, você terá o benefício cortado e terá que devolver os valores recebidos de forma indevida.
Durante este mês, o Ministério do Desenvolvimento Social fará novas reduções no quantitativo de unipessoais.
O Bolsa Família vai começar mais uma rodada de pagamento a partir do dia 18 de agosto e concluindo o pagamento no dia 31. O valor a ser pago é determinado de acordo com o final do número NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.
Para receber o Bolsa Família é preciso comprovar uma renda de até R$ 218 por pessoa, representando um aumento em relação ao limite anterior, que era de até R$ 210 por pessoa.
Leia Também | Brasileiros ganham chance única de trabalhar no país mais feliz do mundo
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…