Você que costuma comprar muito usando o cartão de crédito, fique ligado! Os bancos estão alterando a data de fechamento das faturas de cartão de crédito de seus clientes, ou seja, reduzido o intervalo entre a data permitida para a última compra e o vencimento do boleto mensal.
O fechamento do mês geralmente acontecia dez dias antes da fatura vencer. Lembrando que isso varia de acordo com o banco que emitiu o cartão. A data de vencimento da fatura é o dia limite para o cliente pagar o boleto sem a incidência de juros por atraso.
Antes dessas mudanças, quando você fizesse uma compra no dia seguinte ao do fechamento da fatura, tinha até 40 dias para pagar a conta de fato. Porém, os bancos passaram a adotar uma medida que reduz o período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte.
Deste modo, os bancos conseguem aumentar seus ganhos com o rendimento que obtêm ao aplicar o dinheiro no intervalo entre receber o pagamento do cliente e repassar o valor ao estabelecimento comercial onde foi feita a compra. Ou seja, as instituições financeiras estão se aproveitando da Selic a 13,75%.
Segundo o jornal Valor Econômico, que revelou a mudança realizada pelas administradoras, uma influenciadora fez uma reclamação nas redes sociais citando o banco Itaú. O texto, ela diz que o banco reduziu o prazo entre as datas de fechamento e de vencimento da sua fatura de dez para oito dias.
Em resposta, o Itaú afirmou que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura, acompanhando um movimento de mercado, promovido também por outras instituições financeiras, e ressaltou que pratica um prazo ainda maior do que os concorrentes.
De acordo com o banco, a alteração não impacta as datas de pagamento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos nos próximos meses, com comunicação aos clientes sobre a situação em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e aviso em todas as faturas.
O Itaú também disse que o cliente pode ter acesso à melhor data de compra acessando seus canais digitais. Lá o banco realiza uma atualização com antecedência, para que as pessoas possam se programar.
O Bradesco informou que ainda não alterou as datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito.
O Nubank também esclareceu que nada mudou em relação ao fechamento das faturas de cartão de crédito. Segundo a instituição financeira, o procedimento continua sendo o mesmo.
“O fechamento da fatura ocorre sempre sete dias antes da data de vencimento, que é escolhida pelo cliente”, informou.
Já o Banco do Brasil esclareceu que o fechamento da fatura ocorre, em geral, dez dias antes do vencimento do boleto. Segundo o banco, o fechamento pode ocorrer com mais dias de antecedência, caso a data ocorra em fim de semana ou feriado.
O Santander e o banco Pan não comentaram a medida.
Mesmo não havendo uma regulamentação ou um normativo que estabeleça prazo mínimo ou máximo para fechamento da fatura, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pretende notificar o Banco Central (BC) sobre as mudanças.
A economista e coordenadora do Programa Financeiro do Idec, Ione Amorim, lembra que, em geral, o fechamento da fatura ocorria dez dias antes do vencimento. Embora não haja uma norma que obrigue as instituições financeiras a manter o prazo, elas devem promover uma comunicação efetiva e adequada para alertar os clientes sobre este tipo de mudança.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…