Um dos benefícios mais populares concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é o auxílio-doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária.
Como se sugere, o benefício é destinado para os segurados que estão temporariamente incapazes de trabalhar, seja por motivo de doença ou por algum acidente.
Dessa forma, só é possível garantir o auxílio-doença mediante a comprovação da incapacidade, que é realizada através de uma perícia médica do próprio INSS.
Contudo, dentre todos os detalhes que compõem o auxílio-doença, uma situação muito comum e complexa para os segurados está no tempo em que o INSS concede o benefício.
Isso porque, para muitos, o prazo concedido pelo INSS para que o segurado se recupere e volte efetivamente para o trabalho, não condiz ao tempo em que o mesmo está em recuperação.
Logo, o segurado precisa ficar muito, mas muito atento à data final do benefício, tendo em vista que o pedido de prorrogação do auxílio-doença, obrigatoriamente, deve ser solicitado ao menos 15 dias antes do seu encerramento.
Quando devo pedir a prorrogação do auxílio-doença?
O segurado deverá pedir a prorrogação do auxílio-doença quando perceber que ainda não possuí condições de retornar ao trabalho, e que o tempo de duração do benefício concedido pelo INSS não será suficiente.
Dessa maneira, o mesmo deverá solicitar uma prorrogação do auxílio-doença nos 15 dias anteriores à data de cessação do benefício, resumidamente, 15 dias antes que o benefício acabe.
Como pedir a prorrogação do auxílio-doença?
O segurado poderá solicitar a prorrogação do auxílio-doença através da central telefônica 135, ou ainda em uma agência do INSS, onde, o mesmo terá o auxílio de atendentes habilitados para ajudá-lo.
Caso o segurado opte por fazer o requerimento pela internet, o processo é feito por conta própria, veja exatamente como fazer:
- Acesse ao site Meu INSS ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login e procure pela coluna de serviços na página inicial a opção “Auxílio-doença”;
- Em seguida clique na opção “Solicitar Prorrogação”;
- Na próxima página informe o número do benefício ou requerimento e os dados solicitados;
- No sistema será possível agendar a data para uma nova perícia.
No dia da perícia leve os seguintes documentos com você:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Documentos que comprovem sua incapacidade como atestado médico, exames, laudos, entre outros.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.