Diariamente milhares de pessoas são acometidas por doenças, no entanto, quando um trabalhador é atingido por uma doença grave que o incapacita para trabalhar, entra em cena um importante benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O benefício, por sua vez, diz respeito à aposentadoria por invalidez. A aposentadoria por invalidez se trata de um benefício destinado ao segurado que comprove ter incapacidade permanente para o trabalho em decorrência de alguma patologia ou acidente que causou prejuízos irreversíveis.
Dessa maneira, é seguro afirmar que existem doenças que acabam por conceder aos trabalhadores o direito de se aposentar. Mas, para isso, nós vamos apresentar quais são os critérios exigidos para sua concessão, assim como as doenças que geram direito à aposentadoria por invalidez.
Requisitos para ter direito a aposentadoria
Para ter direito à aposentadoria por invalidez, em sua finalidade existem duas exigências. A primeira delas é a incapacidade definitiva para o trabalho, já a segunda é o cumprimento de uma carência mínima de 12 contribuições ao INSS.
No entanto, para algumas situações a carência mínima exigida pelo INSS pode ser descartada. Essa situação ocorre devido à doença ocupacional, acidente, ou enfermidades incuráveis, ou contagiosas.
De igual maneira, não haverá necessidade de carência caso o segurado adoeça com alguma patologia listada pelo Ministério da Saúde e do Trabalho e Previdência Social, nos termos do artigo 26, da Lei n° 8.213/1991.
Para tais exceções, tem-se a avaliação da deficiência, estigma que afetou o beneficiário para concessão do benefício, mutilação ou deformação.
Solicitação do benefício
A solicitação do benefício é extremamente simples, onde é preciso preencher os requisitos apresentados anteriormente, agendar uma perícia médica no Meu INSS e no dia e hora marcado, apresentar:
- Exames que comprovem a incapacidade;
- Atestados;
- Laudos médicos;
- Carteira de trabalho;
- Documentação pessoal (RG, CPF).
Lista atualizada de doenças que aposentam
Confira a seguir quais são as doenças previstas pelo Ministério da Saúde e que dispensam a carência mínima para a aposentadoria por invalidez:
- Abdome agudo cirúrgico
- Acidente vascular encefálico (agudo)
- Alienação mental
- Câncer
- Cardiopatia grave
- Cegueira
- Doença de Paget
- Doença de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Espondiloartrose anquilosante
- Hanseníase
- Hepatopatia grave
- HIV
- Nefropatias graves
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Radiação por medicina especializada
- Tuberculose
Outras doenças também podem aposentar?
Sim! Qualquer outra doença que deixar o trabalhador permanentemente incapaz de trabalhar pode dar direito a aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS.
A diferença é que qualquer outra doença que não foi listada anteriormente, exigirá a carência mínima, ou seja, será preciso ter no mínimo 12 contribuições ao INSS, para ter direito ao benefício.
Mas lembre-se qualquer doença pode dar o direito de se aposentar, o que será preciso cumprir são os requisitos de invalidez e de contribuições ao INSS.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.