Normalmente as fobias são divididas em três categorias distintas. Sendo a primeira delas as fobias simples ou específicas, que são mais comuns, como, por exemplo, o medo de aranhas. Em segundo lugar existem as fobias que centram o medo em estar em determina situação sem saída ou sem constrangimento, como, por exemplo, ter um ataque de pânico estando preso em um avião.
Por fim, temos a terceira categoria de fobias, que é a fobia social, causada pela extrema ansiedade em situações sociais ou públicas, que consequentemente podem levar ao desenvolvimento da baixa autoestima. Sendo este um grupo de fobias que geram vários problemas sociais, como as dificuldades de fazer amigos, ou no caso de crianças e adolescentes o abandono da escola.
Compreendendo melhor como funcionam as fobias, vamos apresentar algumas das fobias mais estranhas que uma pessoa pode ter. Fique com a gente para descobrir essas fobias um tanto quanto inusitadas que muitas pessoas podem desenvolver.
Leia também | 8 fatos tão bizarros que não dá nem para acreditar que são verdade, mas são
A decidofobia é exatamente o que parece: o medo de decidir ou fazer escolhas. Essa fobia é caracteriza por uma condição onde a pessoa se torna indecisa, sem firmeza e com medo de decidir ou de tomar posição diante as injunções críticas da vida.
De origem da palavra grega gephura, a gefirofobia nada mais é do que o medo de pontes. Algumas pessoas realmente possuem um grande medo de pontes, e evitam ao máximo caminhos pelos quais possuem pontes por eles.
Sim! Essas fobias realmente existem, e possuem ligação com o medo de descer ou de subir. Normalmente está associada a pessoas com medo de subir ou descer escadas, escadas rolantes ou elevadores.
A tripofobia nada mais é do que o medo ou aversão de pequenos grupos de buracos, saliências ou mesmo círculos. Pessoas que possuem tripofobia, podem ter ansiedade ou aversão até mesmo com os poros da pele. Tendo suas reações que variam de um leve desconforto ao pânico total.
A ombrofobia ou pluviofobia diz respeito as pessoas que possuem o medo da chuva, essas pessoas podem sofrer em casos mais graves ataque sérios de pânico quando começam as pancadas de chuva.
No caso da cronofobia, ela diz respeito ao medo do tempo passar. Curiosamente, essa é uma fobia frequentemente encontrada em presidiários e, menos supreendentemente em idosos.
Talvez você não saiba, mais existem pessoas que possuem o medo de engolir, essa situação é conhecida como fagofobia. É um problema que em casos mais graves pode levar à perda de peso ou até mesmo a desnutrição pela incapacidade involuntária de engolir.
Existem pessoas que possuem medo de umbigos, essa condição é conhecida como onfalofobia. Para quem possuí esse tipo de fobia, é possível realizar uma cirurgia estética para remover o seu (caso tenha esse interesse).
A primeira vista o medo do Papa pode ser algo bem curioso, no entanto, existem pessoas que possuem medo do Papa ou Papado, essa é uma fobia relacionada a hagiofobia, que é o medo dos santos e de coisas sagradas.
E se te dissermos que existe uma fobia que nada mais é do que o medo de outras fobias? Pois é, essa é a fobofobia. Se você possuí o medo de fobias, saiba que você se enquadra neste grupo.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…