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Aposentado, você pode ter direito de receber adicional 25% no seu benefício

Segurados do INSS que recebem o benefício por incapacidade permanente, também conhecido como aposentadoria por invalidez, podem ter direito ao adicional de 25% do seu benefício pago pelo Instituto. 

Desta forma, aqueles que se encontram incapazes e precisam de ajuda em sua rotina básica do dia a dia, como tomar, banho, se locomover, dentre outros, podem solicitar um adicional de 25% no benefício, conforme previsto no artigo 45 da Lei n.º 8.213/1991.

Condições que darão direito ao adicional

Para ter direito ao adicional como mencionado é necessário da ajuda de um terceiro para as atividades básicas do dia a dia, além disso, existem 8 condições onde é mais garantido conseguir o benefício que infelizmente é comumente negado aos segurados, sendo as condições as seguintes:

  1. Cegueira total;
  2. Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
  3. Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
  4. Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
  5. Perda de nove dedos da mão ou mais;
  6. Doença que exija permanência contínua no leito;
  7. Alteração das faculdades mentais;
  8. Qualquer condição permanente que necessite de assistência frequente nas atividades diárias.

Caso a sua situação difira das mencionadas também é possível solicitar o adicional, no entanto, pode ser preciso recorrer na justiça para seu direito ser discutido. 

Lembrando que a avaliação da perícia médica dirá se o aposentado tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício. Após a perícia no INSS, o resultado ainda depende de aprovação do supervisor da perícia médica.

Leia +: 15 doenças que vão dar direito a Aposentadoria por Invalidez

Como solicitar o adicional?

A solicitação do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez por ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou site, para isso basta seguir o passo a passo: 

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Documentos necessários para solicitação do acréscimo

Para solicitar o adicional é necessário alguns documentos básicos, sendo assim o segurado deve apresentar:

Obrigatória:

  • Número do CPF.
  • Se for procurador ou representante legal:
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

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