A Receita Federal publicou um novo comunicado informando que golpistas estão se aproveitando dos últimos momentos de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023, para tentar aplicar o “golpe da malha fina” nos contribuintes.
O golpe acontece através de envio de e-mails e mensagens de texto em que os criminosos se passando pela Receita Federal informam que a declaração do contribuinte caiu na malha fina, sendo necessário corrigir os erros até o próximo dia 31 de maio, data final de entrega da declaração.
Para tentar se passar pela Receita, os criminosos utilizam o nome do órgão enviando uma espécie de PDF (formato de arquivo), afirmando que neste arquivo existem informações detalhadas sobre o processamento dos dados e consequentemente correção dos possíveis erros no preenchimento.
Entretanto, quando o contribuinte de fato clica no link, a pessoa poderá ter diversos dados roubados, como o número de CPF, conta bancária, endereço, telefone, entre outros documentos que posteriormente podem ser utilizados pelos criminosos.
Os golpistas tentam enganar os contribuintes com informações que parecem reais, contatos que parecem verdadeiros, além de informar algo que realmente preocupa os brasileiros, que é justamente a malha fina.
Caso você receba alguma notificação de malha fina, você deverá ir diretamente nas ferramentas da Receita Federal, com o aplicativo do Imposto de Renda, ou através do site e-CAC da Receita Federal. De forma alguma clique ou acesse algo sem verificar nas fontes originais.
Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multas e outras penalidades.
Segundo informações do Fisco, a expectativa é receber entre 38,5 a 39,5 milhões de declarações este ano, um aumento próximo de 3 milhões quando comparados ao ano passado, onde foram entregues 36,3 milhões.
Lembrando que nem todas as pessoas estão obrigadas a declarar o Imposto de Renda. No caso, devem enviar a declaração aqueles que em 2022 tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, ou ganharam mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributados na fonte.
Além disso, os contribuintes que tiveram ganho de capital na venda dos bens e direitos ou que realizaram operações na Bolsa de Valores ou no mercado de capitais com apuração em ganhos líquidos também estão sujeitos a declarar.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…