Desde o mês de fevereiro, milhões de trabalhadores estão recebendo até um salário mínimo (R$ 1.320), do abono salarial do PIS/Pasep. Entretanto, ainda há muitos trabalhadores que não receberam os valores neste ano.
Quem está na dúvida se vai ou não ter direito ao benefício pode acompanhar nosso conteúdo, que hoje nós vamos explicar quem ainda pode ter acesso ao abono salarial neste ano, e quando ocorrem as próximas liberações do benefício.
Este ano, todos os trabalhadores de carteira assinada que se encaixam nas regras do abono salarial nascidos entre janeiro a outubro, assim como servidores com inscrição no Pasep final 1 a 7 já receberam o abono salarial.
No caso, as regras para ter acesso ao abono salarial são:
Se você se encaixa nesses requisitos, trabalha em uma empresa privada e nasceu entre os meses de janeiro e outubro, ou é servidor e possui inscrição final 1 a 7 e ainda não recebeu o seu benefício, você precisa ficar atento.
Provavelmente o seu dinheiro já foi liberado e você apenas não consultou. A consulta do pagamento pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível na loja de aplicativos do seu celular.
Caso não tenha nada liberado, a Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também é possível entrar em contato pela Central de atendimento — Alô Trabalho — 158 de segunda a sábado, das 07h às 19h.
É importante lembrar que ainda resta uma última rodada de pagamentos do abono salarial, que será feita no dia 17 de julho tanto para trabalhadores da iniciativa privada, quanto para servidores públicos.
Trabalhadores de carteira assinada que exercem atividade em empresa privada nascidos em novembro de e dezembro vão receber o abono no dia 17 de julho. Da mesma forma, servidores públicos com Pasep final 8 e 9 também vão receber no dia 17 de julho.
Quem trabalhou em 2022 terá direito de sacar o abono salarial somente em 2024. Lembrando que não haverá uma nova rodada de pagamentos após o mês de julho, a liberação deste ano é exclusiva ano-base 2021.
Assim como ocorreu este ano, em janeiro de 2024 o governo deve definir o novo calendário de pagamentos do abono salarial para quem trabalhou em 2022, e a partir de fevereiro os saques devem ser liberados para estes trabalhadores.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…