URGENTE! Nova convocação das famílias pode bloquear o seu Bolsa Família
O Bolsa Família é hoje o principal programa social do Governo Federal. No total, mais de 21 milhões de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade podem receber no mínimo R$ 600 de ajuda mensal do governo.
Entretanto, este ano o governo começou uma grande operação pente-fino para filtrar e identificar quais famílias de fato fazem jus ao recebimento do Bolsa Família e quais famílias não possuem direito, mas estão burlando as regras.
Dessa maneira, milhares de famílias estão sendo convocadas para realizar a atualização cadastral e garantir o contínuo recebimento do benefício. Para muitos a atualização pode ser feita de maneira online através do app do CadÚnico, já para outros é necessário o atendimento presencial.
Alvos do pente-fino
Estão na mira do novo pente-fino do Bolsa Família, principalmente as famílias unipessoais, ou seja, pessoas que vivem sozinhas. Isso porque nos últimos meses houve um grande número de inscrições deste grupo familiar no Bolsa Família.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o objetivo é fazer com que as pessoas atualizem as informações no Cadastro Único (CadÚnico), de modo a comprovar que estão dentro de todas as regras necessárias para receberem o Bolsa Família.
Para identificar se você caiu no novo pente-fino, basta verificar o aplicativo do Cadastro Único e também as SMS recebidas em seu celular, pois a notificação foi enviada por estes canais.
Quem foi convocado precisa correr para atualizar os dados cadastrais e informações solicitadas de modo a continuar recebendo o benefício nos próximos meses. Caso ignorem a convocação, terão o Bolsa Família cancelado.
Documentos para garantir o Bolsa Família
Para garantir o contínuo recebimento do Bolsa Família, os interessados devem realizar atualizações no máximo a cada dois anos, mesmo que nada tenha mudado. De modo a comprovar que os dados presentes no CadÚnico são reais.
Além disso, uma mudança de endereço, de telefone, mudança de um membro que deixou a família ou que ingressou para morar junto aos demais familiares também deve ser obrigatoriamente atualizada no Cadúnico.
Lembrando que é necessário:
Na Saúde
- Realização de pré-natal;
- Cumprimento do calendário nacional de vacinação; e
- Acompanhamento do estado nutricional das crianças com 07 anos incompletos.
Na Educação
- Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de quatro e cinco anos de idade;
- Frequência escolar mínima de 75% para crianças e adolescentes de seis a dezessete anos de idade.
As famílias que descumprem essas exigências estão eminentemente na mira de novos pente-finos e podem, sim, ter o Bolsa Família suspenso a qualquer momento.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.