O mercado de trabalho está cada vez mais globalizado e conectado, fazendo com que as tendências de um país se assemelhem às de outras nações. Um exemplo disso são as profissões ligadas à tecnologia, que estão em ascensão em praticamente todos os países do mundo.
Contudo, apesar de vivermos em uma era cada vez mais conectada, onde as demandas tendem a ser cada vez mais similares, algumas profissões são mais específicas de determinadas regiões. Isso é frequentemente motivado por diferenças climáticas, econômicas, sociais e financeiras de cada país.
Por exemplo, existem algumas profissões que podemos considerar praticamente exclusivas do Brasil. Pensando nesse tema, decidimos investigar e compilar uma lista um pouco diferente, apresentando os tipos de empregos que normalmente só encontraremos no Brasil. Ficou curioso para saber quais são? Então bora conferir!
Profissões que só existem no Brasil
Vamos conhecer algumas das profissões que são tipicamente brasileiras, algumas delas mostram como nossa cultura impacta diretamente a vida profissional de diversas pessoas, fazendo parte e influenciando nosso mercado de trabalho:
1. Gari
Embora a profissão de limpeza urbana exista em todo o mundo, o termo “gari” é específico do Brasil, originado de Aleixo Gary, responsável pela implementação do serviço no Rio de Janeiro no século XIX.
2. Flanelinha
Indivíduos que “cuidam” de carros estacionados em vias públicas, cobrando pelo serviço. A prática é informal e tem suas particularidades no Brasil.
3. Puxador de escola de samba
Profissional que lidera o canto das escolas de samba durante os desfiles no Carnaval, uma função única da cultura carnavalesca brasileira.
4. Despachante Documentalista
Embora a figura do despachante exista em outros países, no Brasil, essa profissão tem um papel muito específico e regulado, atuando como intermediário em processos burocráticos diversos, desde documentação de veículos até processos de importação.
Leia também | 30 profissões que serão as mais bem pagas do mundo até 2030
5. Mateiro
Profissional especializado em guiar pessoas através de florestas, particularmente na Amazônia, usando conhecimentos específicos sobre a fauna, flora e geografia local. Embora guias similares existam em florestas tropicais ao redor do mundo, os “mateiros” têm um papel destacado na exploração e conservação da Amazônia.
6. Técnico em agronegócios
Apesar de o agronegócio ser uma área global, o Brasil tem um programa de formação técnica específico para essa indústria, refletindo a importância do setor para a economia do país. O curso prepara profissionais com conhecimentos em agricultura, pecuária, gestão e tecnologia, focados nas particularidades do mercado brasileiro.
7. Sambista profissional
Artistas e músicos que se dedicam ao samba, um gênero musical profundamente enraizado na cultura brasileira. Esses profissionais atuam não apenas em apresentações e gravações, mas também em escolas de samba e eventos culturais relacionados ao samba por todo o país.
8. Batedor de açaí
No norte do Brasil, especialmente no Pará, existe a profissão de batedor de açaí, especializado em preparar açaí na tigela, uma iguaria regional que ganhou popularidade em todo o país e até internacionalmente. A técnica de preparo é tradicional e requer conhecimento específico.
9. Carrinheiro
Profissionais que coletam materiais recicláveis usando carrinhos de mão ou veículos de tração humana. Enquanto a coleta seletiva e reciclagem são práticas globais, os carrinheiros no Brasil formam uma categoria bastante específica, muitas vezes organizados em cooperativas.
10. Queijeiro artesanal
Especialmente em Minas Gerais, a fabricação de queijo é uma tradição histórica, com técnicas e sabores únicos. O queijo Minas artesanal é um produto de indicação geográfica, reconhecido por sua qualidade e método de produção tradicional.
11. Mestre de capoeira
A capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que combina dança, música e luta. Os mestres de capoeira são não apenas instrutores dessa prática, mas também guardiões de uma rica tradição cultural, transmitindo conhecimentos que vão além da técnica física.
12. Alambiqueiro
Profissional dedicado à produção de cachaça em alambiques, muitas vezes de forma artesanal. A cachaça é uma bebida destilada típica do Brasil, e os alambiqueiros são fundamentais na produção das variedades mais apreciadas e tradicionais.
Comentários estão fechados.