Procurar um emprego não é uma tarefa fácil, contudo, durante a jornada em busca de uma nova oportunidade de trabalho, conseguir participar de uma entrevista de emprego pode ser o momento decisivo entre finalmente conseguir uma oportunidade, ou continuar pela busca.
Como consequência, a maioria das pessoas acaba temendo a entrevista de emprego, afinal, ali você não estará de frente com qualquer pessoa, estará lidando com alguém que tem o poder de decidir ou não sobre sua possível contratação.
Muitas pessoas acabam travando durante uma entrevista de emprego, enquanto outros não sabem exatamente como agir e o que fazer ou não fazer. Para te ajudar nessa questão, separamos algumas coisas que você não deve fazer em hipótese alguma durante esse processo.
O que nunca fazer em uma entrevista de emprego
A entrevista de emprego é o momento que pode definir o seu futuro profissional, então leve este momento muito a sério. A seguir, você vai conferir algumas das coisas que você não pode fazer em hipótese alguma durante a entrevista:
1. Chegar na entrevista sem saber tudo sobre a empresa
Ter habilidades técnicas é fundamental para uma possível contratação, mas entender a cultura e os valores da empresa é igualmente importante. Acesse o site e redes sociais da organização, absorva sua missão, visão e valores, investigue seus principais concorrentes e esteja a par das novidades sobre a empresa nos meios de comunicação recentes.
2. Não se vestir apropriadamente
Embora o estilo casual esteja em alta, para entrevistas de emprego, a formalidade ainda é uma questão que prevalece. Vestir-se de maneira profissional não apenas demonstra respeito, como também contribui para uma primeira impressão positiva.
3. Dar respostas vagas ou prolixas
Dedique um momento para refletir antes de responder às perguntas, evitando pausas longas ou respostas inseguras. Clarezas nas respostas transmitem confiança, enquanto resmungar ou criticar seu emprego atual pode ser prejudicial.
Lembre-se, quando te perguntam sobre algo, o recrutador normalmente não vai querer só um “sim” ou “não”, ele quer que você explique, de maneira resumida e clara, não seja prolixo demais em suas respostas.
4. Não fazer perguntas
Durante uma entrevista é muito legal que ocorra uma troca legal entre o entrevistado e o recrutador, dessa maneira, haverá momentos em que você precisará fazer perguntas para o recrutador, de modo a mostrar o seu interesse sobre a empresa e como você é engajado com aquilo, algo que é super bem visto pelos recrutadores.
Leia também | 4 perguntas que você deve fazer em uma entrevista de emprego
5. Discutir prematuramente sobre salário e folga
Vai haver um momento exato em que você e o recrutador falarão sobre a jornada de trabalho, salário, folgas e afins. Contudo, tentar forçar esse questionamento, fazer logo no início da entrevista pega mal para você, afinal, transmitirá a sensação de que você está interessado é no salário e não no trabalho, contudo, o salário é fruto do trabalho, sendo o trabalho o principal.
6. Falar mal dos seus empregos anteriores
Mesmo que tenha tido experiências negativas em empregos passados, é importante abordá-las de forma construtiva e respeitosa durante a entrevista, evitando transformar o momento em um desabafo negativo, ou simplesmente para querer diminuir a empresa da qual trabalhava.
Comentários estão fechados.