O sonho de muitos brasileiros é morar na Europa. Já imaginou, viver em um país de primeiro mundo, podendo ter uma melhor qualidade de vida, boas oportunidades de emprego, acesso à educação, lazer e saúde de ponta. Esse facilmente é um cenário que praticamente todos os brasileiros gostariam de viver.
Para quem tem o sonho real de imigrar para a Europa, o velho continente está passando por um grande problema: o envelhecimento da sua população pela baixa natalidade. Como consequência, existem algumas áreas que estão cada vez mais carentes de mão de obra qualificada.
Devido a essa carência de mão de obra, muitos países europeus estão abrindo suas fronteiras, flexibilizando as leis de imigração, em busca de pessoas que estejam dispostas a viver e trabalhar por lá, o que tem sido uma oportunidade e tanto para brasileiros que estão aproveitando este momento.
Profissões com emprego garantido na Europa
O envelhecimento populacional, baixas taxas de natalidade, mudanças no mercado de trabalho, são alguns dos fatores que tem atingido vários países da Europa que agora estão recorrendo à flexibilização das leis de imigração para atrair mão de obra de outros países.
Se você sonha em viver no velho continente e possuí alguma dessas profissões, saiba que você terá inúmeras oportunidades em diversos países europeus. A seguir, vamos conhecer as profissões que estão gerando várias oportunidades para brasileiros:
1. Enfermagem
O setor de saúde global enfrenta uma carência de mão de obra, exacerbada pelo envelhecimento das populações nos países desenvolvidos, que demandam mais cuidados e profissionais especializados. A enfermagem emerge como uma das profissões mais necessitadas, evidenciada por estudos, como o do Office for National Statistics.
Segundo o Office for National Statistics que apontam para a escassez desses profissionais no Reino Unido e na Alemanha, onde a falta de enfermeiros até levou ao fechamento de clínicas. Os enfermeiros possuem um papel super importante no cuidado à saúde, colaborando estreitamente com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, e psicólogos, na promoção, manutenção e recuperação da saúde.
2. Tecnologia da Informação (TI)
A Alemanha, através da Agência Federal de Emprego de Nuremberg, mostrou um aumento de 25% nas vagas não preenchidas em TI, refletindo uma dificuldade europeia generalizada em atrair talentos para esta área, conforme relatos da Eurofound.
Este campo, é fundamental para o desenvolvimento e gerenciamento de sistemas tecnológicos empresariais, oferece amplas oportunidades de trabalho, desde a manutenção de sistemas internos até o desenvolvimento de websites e aplicativos, beneficiando-se de um crescimento exponencial.
3. Engenharia Florestal
Com a crise climática batendo à porta, a engenharia florestal ganha destaque, especialmente em países com alta demanda por especialistas técnicos como a Finlândia e a Dinamarca. Este profissional foca na gestão sustentável dos recursos florestais, equilibrando a exploração com a conservação dos ecossistemas, uma necessidade crescente em um mundo que busca soluções para as mudanças climáticas.
Leia também | 15 profissões do futuro que estaremos trabalhando em 2030
4. Farmácia
A escassez de farmacêuticos qualificados é mais um reflexo dos desafios enfrentados pelo setor de saúde na Europa. Profissionais da farmácia são fundamentais na pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos, alimentos e produtos de higiene, desempenhando um papel vital na saúde pública e na segurança dos consumidores.
5. Contabilidade
A Bélgica, entre outros países europeus, experimenta uma notável falta de contadores, profissionais essenciais para a saúde financeira das empresas. Eles gerenciam as contas, asseguram a precisão dos registros financeiros e fornecem insights valiosos para a tomada de decisão estratégica nas organizações.
6. Especialista em atendimento ao cliente
A demanda por profissionais de atendimento ao cliente e experiência do cliente tem crescido globalmente, com a Europa buscando ativamente profissionais bilíngues, especialmente aqueles fluentes em inglês e outra língua latina. Habilidades como adaptabilidade, resiliência sob pressão e competência linguística são altamente valorizadas nessas posições.
7. Caregivers
O envelhecimento da população nos países desenvolvidos gerou uma demanda crescente por cuidadores, uma profissão altamente remunerada e valorizada, com mais vagas do que candidatos qualificados. A Alemanha, por exemplo, oferece programas de imigração específicos para facilitar a entrada desses profissionais no país.
8. Gastronomia
A culinária é uma arte que permite explorar culturas e sabores, tornando-se uma carreira atraente no cenário internacional. Chefs de cozinha encontram oportunidades abundantes em hotéis, navios, cafés e bares ao redor do mundo, com requisitos variando entre a necessidade de formação formal e a valorização da experiência prática.
Comentários estão fechados.