Atualmente, o mercado de trabalho é globalizado, ou seja, as demandas de profissionais costumam ser as mesmas entre os países. Contudo, existem algumas profissões que possuem maior demanda em determinados países e menos em outra.
Nesse cenário, existem algumas profissões que existem forte demanda em outros países, mas que aqui no nosso Brasil não é bem assim, o que faz com que algumas carreiras possam nem mesmo existir aqui nas nossas Terras.
Mas você já se perguntou quais são as profissões que existem em outros países e que não existem no Brasil? Se você quer descobrir quais são as carreiras que não existem por aqui, isso pelo fato de não haver demanda, confira quais são elas a partir de agora!
Leia também | 20 profissões cheias de vagas para quem passou dos 50 anos
Profissões que não existem no Brasil
Vamos conhecer algumas das profissões que praticamente não existem aqui no Brasil. Lembrando que, devido ao tamanho continental do nosso país, até pode ser que haja alguns destes profissionais, contudo, são extremamente escassos na maior parte do país. Confira:
1. Doulas
As doulas são mulheres que dão suporte tanto físico quanto emocional para mulheres durante todo período de gravides até o parto, sendo uma profissão que ainda está se desenvolvendo no Brasil.
2. Consultor de harmonização de vinhos e alimentos
Embora existam sommeliers no Brasil que são especialistas na bebida, os consultores de harmonização de vinhos e alimentos auxiliam na escolha de vinhos que combinam com diferentes tipos de alimentos, proporcionando uma experiência gastronômica mais aprimorada.
3. Terapeuta de arte
Esses profissionais são especialistas em usar a arte como meio terapêutico para ajudar os clientes a explorar emoções, melhorar o bem-estar mental e promover a expressão criativa.
4. Consultor de sono infantil
Os consultores de sono infantil auxiliam os pais a estabelecerem rotinas de sono saudáveis para bebês e crianças, promovendo hábitos de sono adequados.
5. Instrutor de meditação mindfulness empresarial
Os instrutores de meditação mindfulness empresarial são os profissionais que oferecem treinamento de meditação mindfulness em ambientes corporativos, visando melhorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.
6. Concierge médico
Estes são os profissionais que fornecem serviços personalizados de assistência médica, como marcação de consultas, coordenação de cuidados e acesso a serviços de saúde de alta qualidade.
8. Conselheiro de carreira para estudantes do ensino médio
Em alguns países, a orientação de carreira para estudantes do ensino médio é uma prática já estabelecida, este é o profissional que orienta estudantes do ensino médio na tomada de decisões relacionadas a escolhas acadêmicas e de carreira, fornecendo informações sobre opções educacionais e de trabalho.
Porque algumas profissões podem ou não existir?
A existência e prevalência de profissões variam entre países devido a uma interação complexa de fatores culturais, econômicos, sociais e regulatórios. A cultura de um país, incluindo tradições e valores, também acaba impactando a demanda por serviços específicos, muitas vezes moldando profissões em resposta às necessidades particulares de uma sociedade.
A estrutura econômica de um país, seu estágio de desenvolvimento e os setores dominantes também impactam a demanda por diferentes tipos de profissões. As regulamentações e políticas governamentais também possuem sua influência, determinando a existência e regulamentação de certas profissões.
Além disso, o que acaba sendo mais determinante para a existência ou não de determinada profissão está nas demandas do mercado de trabalho, ou seja, se é algo que o mercado está buscando, as profissões acabam surgindo, caso não haja demanda, consequentemente não haverá profissionais na área em específico.
Comentários estão fechados.