Ao mesmo tempo que várias profissões estão sofrendo com falta de oportunidades, existem áreas onde a demanda por novos profissionais vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela Global Page Personnel, empresa especializada em recrutamento, identificou as áreas que estão necessitando cada vez mais de profissionais.
Em algumas áreas, a procura por profissionais é muito superior à oferta dos mesmos, e essa é uma situação que deve se agravar, grande parte devido ao processo de recrutamento de mão de obra, que atualmente exige um alto nível de conhecimento e qualificação dos candidatos.
Dados de outra pesquisa, dessa vez da ManpowerGroup, aponta que 71% dos trabalhadores do país, enfrentam dificuldades para preencher todos os requisitos das mais diversas áreas com vagas de emprego disponíveis no Brasil.
Dessa maneira, é possível constatar que o Brasil vem sofrendo cada vez mais com a demanda de profissionais qualificados, o que faz com que muitas áreas acabem tendo milhares de ofertas de trabalho sem qualquer candidato para preencher as exigências específicas.
Pensando nisso, hoje nós vamos apresentar às sete áreas que estão demandando cada vez mais de novos profissionais qualificados. Se você está em processo de estudo, ou buscando uma nova oportunidade, é bom se atentar a estas áreas que devem estar cada vez mais em alta nos próximos anos, necessitando cada vez mais de novos profissionais.
Leia também | 10 profissões com emprego garantido em Portugal
1. Áreas técnicas
Liderando o ranking de falta de mão de obra, a busca por profissionais técnicos é uma demanda crescente. Desde setores como alimentos e bebidas até eletrônica e automação, as empresas enfrentam dificuldades em preencher vagas em áreas super importantes. A escassez de candidatos permeia diversas especialidades técnicas, refletindo um desafio global na busca por expertise nessas áreas.
2. Trabalhadores manuais especializados
Outra área que enfrenta serias dificuldades de mão de obra temos os trabalhadores com habilidades específicas, como sapateiros, pintores, eletricistas e costureiras. Essa carência não é exclusiva somente do Brasil, sendo uma tendência mundial. Profissionais especializados em ofícios manuais tornam-se cada vez mais raros, gerando impactos significativos na oferta de serviços.
3. Motoristas de carga
A escassez de motoristas, especialmente para veículos de carga, representa um desafio no setor de transporte. Dados da ANTT revelam um desequilíbrio significativo entre o número de veículos registrados e profissionais disponíveis. A crescente complexidade dos veículos modernos contribui para a necessidade de motoristas mais experientes, exacerbando a falta de mão de obra qualificada.
4. Operadores de produção
Os operadores de produção estão escassos no mercado de trabalho. O aumento na demanda por esses profissionais não acompanha o ritmo de treinamento e formação disponíveis, o que evidencia a importância de estratégias para atrair e desenvolver talentos nesse campo.
5. Representantes de vendas
Uma área que vem encontrando cada vez mais dificuldades para encontrar potenciais profissionais é a de representante de vendas, principalmente alinhados ao novo perfil exigido. As demandas atuais para profissionais de vendas incluem habilidades financeiras, compreensão do sistema de comunicação da empresa e expertise em gestão de equipes.
6. Profissionais de TI
Encerrando nosso ranking, uma área em grande expansão é a de Tecnologia da Informação. Faltam profissionais em diversas áreas, desde o desenvolvimento de softwares para instituições financeiras até empresas de telecomunicações. A demanda por especialistas em TI abrange toda a esfera tecnológica, refletindo um desafio persistente na contratação desses profissionais altamente requisitados.
Comentários estão fechados.