Muitas pessoas têm o sonho de trabalhar e viver em outro país. Dentre as escolhas normalmente feitas pelos brasileiros, um dos países que mais se destaca é Portugal, em especial por três motivos. Primeiro porque é um país europeu, onde naturalmente as pessoas tendem a visualizar como sendo um país que garante melhores condições por ser um país de primeiro mundo.
O segundo motivo diz respeito a língua falada. Isso porque, diversos outros países convencionais para migração, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, entre outros, exigem, além de tudo, um conhecimento aprofundado de um novo idioma, o que não acontece com Portugal devido à utilização da língua portuguesa que é de fácil compreensão quando comparado a língua portuguesa brasileira.
Já o terceiro motivo pelo qual os brasileiros tendem a procurar a migração para Portugal está relacionada ao visto específico para quem deseja procurar emprego em território lusitano. Contudo, antes de pensar em fazer essa mudança, é importante conhecer o mercado de trabalho de Portugal, e quais são as melhores oportunidades para os brasileiros.
Pensando nisso, nós decidimos trazer dados do portal Euro Dicas que analisou o mercado de trabalho lusitano, para identificar algumas das profissões mais recomendadas para brasileiros que querem migrar para Portugal, onde é possível garantir uma oportunidade de trabalho com mais facilidade.
Leia também | 5 países mais fáceis para brasileiros conseguirem visto de trabalho
Profissões para brasileiros em Portugal
Vamos conferir algumas das áreas que estão em alta para brasileiros que querem se migrar para viver e trabalhar Portugal:
1. Marketing e comunicação
Atividades: Desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing, promoção de produtos ou serviços, gestão de comunicação corporativa, publicidade e relações públicas.
2. Direito
Atividades: Representação legal, aconselhamento jurídico, elaboração de contratos, defesa dos direitos individuais e coletivos, mediação e resolução de conflitos.
3. Contabilidade
Atividades: Registro e análise de transações financeiras, elaboração de relatórios contábeis, gestão fiscal, planejamento tributário e auditoria.
4. Administração
Atividades: Gestão de recursos, planejamento estratégico, organização operacional, supervisão de equipes, e tomada de decisões para alcançar metas organizacionais.
5. Tecnologia da Informação
Atividades: Desenvolvimento de software, gerenciamento de redes, suporte técnico, segurança da informação, análise de dados e implementação de soluções tecnológicas.
6. Engenheiro de informática
Atividades: Desenvolvimento de software, programação, análise de sistemas, manutenção de infraestrutura tecnológica e resolução de problemas complexos.
7. Analista de sistemas
Atividades: Análise de requisitos, projeto de sistemas, testes de software, e implementação de soluções tecnológicas para atender às necessidades de negócios.
8. Profissionais da área da automação
Atividades: Projeto, implementação e manutenção de sistemas automatizados para otimizar processos industriais e aumentar a eficiência.
9. Profissionais de operações e logística
Atividades: Planejamento logístico, gestão de cadeia de suprimentos, transporte, distribuição, e controle de estoques.
10. Construção civil
Atividades: Planejamento, supervisão e execução de projetos de construção, incluindo edifícios, infraestrutura e obras públicas.
Sites para procurar emprego em Portugal
Se você está pensando em se mudar para Portugal, o primeiro passo é procurar um emprego, confira abaixo, alguns dos sites onde você poderá procurar opções de trabalho no país:
- Sapo empregos (empregos gerais);
- Indeed (empregos gerais);
- Net-empregos (empregos gerais);
- CareerJet (empregos gerais);
- ITJobs (focado em tecnologia);
- Carga de Trabalhos (focado em comunicação, marketing e tecnologia);
O que é preciso para morar e trabalhar em Portugal?
Para se estabelecer profissionalmente em Portugal, é necessário obter o visto D1, o visto de procura de trabalho para exercício de atividade profissional ou o Visto para Profissional Altamente Qualificado. O ponto inicial desse processo é conquistar uma oferta de emprego, mesmo à distância.
Sendo assim, é muito importante que você prepare um currículo de qualidade e mantenha um perfil no LinkedIn atualizado, direcionado ao mercado de trabalho internacional, com informações em português e inglês. Após a seleção, o profissional recebe um contrato de trabalho ou uma proposta para iniciar o processo de solicitação do visto de trabalho de Portugal ainda no Brasil.
É importante destacar que a maioria das empresas em Portugal não cobre os custos de mudança do funcionário. Portanto, é necessário ter uma reserva financeira para cobrir os gastos relacionados à mudança, documentos para o visto e passagens aéreas.
Comentários estão fechados.