O futuro do trabalho é incerto, isso porque, com base em um modelo de dados da Universidade de Oxford nos EUA, pesquisadores brasileiros conseguiram chegar à uma conclusão preocupante, mais da metade das ocupações que existem hoje no Brasil devem desaparecer nos próximos anos.
Conforme apontado pelo estudo, 58,1% dos postos de trabalho vão deixar de existir, e o motivo é simples, o avanço tecnológico através da automação e da Inteligência Artificial, que substituirá um grande contingente de trabalhadores.
Apesar do cenário preocupante, as projeções estimam também que várias novas profissões serão criadas pelo caminho, logo, é esperado que muitas profissões que nem ao menos sabemos que existirão, serão ocupados por milhares de pessoas.
Contudo, para quem está atento as mudanças mais recentes do mercado de trabalho, o relatório O Futuro do Trabalho, mostra quais profissões estão em alta, e ficarão cada vez mais em alta a partir de 2024 e quais devem acabar.
O relatório foi elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, com apoio da Fundação Dom Cabral através de pesquisas de opinião executiva. Para o estudo, que já está em sua quarta edição, foram analisadas 803 empresas dos mais diferentes setores que, juntas, empregam um grande contingente de 11 milhões de trabalhadores em mais de 45 economias espalhadas pelo mundo.
Identificado essas questões, se você quer se precaver e identificar quais são as profissões do futuro, para conseguir se destacar e quais são as profissões que vão acabar, confira quais são elas agora, e esteja a frente de milhares de pessoas no mercado de trabalho!
10 profissões mais valorizadas para 2024
Essas profissões estarão cada vez mais em ascensão nos próximos anos, garantindo cada vez mais valorização tanto financeiramente falando quanto pela criação de novas vagas de trabalho em todo país e no mundo.
- Analista de segurança da informação
- Analista em inteligência de negócios
- Cientistas e analistas de dados
- Engenharia de fintechs
- Engenharia de robótica
- Especialista em big data
- Especialista em sustentabilidade
- Especialistas em IA e aprendizagem de máquina
- Especialistas em transformação digital
- Operadores de equipamentos agrícolas
Leia também | 6 profissões que tem emprego garantido na Europa
10 profissões que estarão cada vez mais desvalorizadas
O motivo para desvalorização dessas profissões está no fato de que todas elas, em breve poderão ser substituídas por ferramentas automatizadas e pela Inteligência Artificial, são profissões que pouco a pouco estarão sendo definitivamente substituídas até uma possível extinção dessas ocupações.
- Assistentes de registro de produtos e estoque
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros
- Caixas de banco e funcionários relacionados
- Caixas e cobradores
- Escriturários de contabilidade
- Escriturários de entrada de dados
- Funcionários dos Correios
- Legisladores e oficiais judiciários
- Secretários administrativos e executivos
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados
O mercado de trabalho nos próximos anos
O relatório sobre o Futuro do Trabalho fornece ideias importantes sobre as perspectivas do mercado de trabalho, identificando as principais profissões que experimentarão crescimento ou obsolescência nos próximos anos. Essas transformações são impulsionadas pela adoção de novas tecnologias e tendências, como a transição verde, padrões ambientais, sociais e de governança (ESG) e mudanças na localização das cadeias de suprimentos.
A estimativa é de que até 2027, 23% dos 673 milhões de empregos considerados na pesquisa passarão por alterações, incluindo a criação de 69 milhões de novas vagas, além da extinção de milhões de postos existentes. Diante desse cenário dinâmico, a boa notícia é que existe uma rota clara para garantir a resiliência.
Tanto governos quanto empresas deverão investir em iniciativas que apoiem a transição para empregos do futuro, por meio de educação, requalificação e estruturas de apoio social. O objetivo é assegurar que os indivíduos estejam no cerne das transformações no mundo do trabalho, conforme ressaltado por Saadia Zahidi, diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial.
Essa evolução significativa no panorama profissional também implica mudanças nas habilidades exigidas dos profissionais. O relatório destaca a importância de investir em competências como pensamento analítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade para aqueles que buscam se manter atualizados e competitivos no mercado de trabalho.
Comentários estão fechados.