Nesta sexta-feira (1º), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima do piso nacional começam a receber o pagamento referente ao mês de novembro.
As datas de pagamento variam de acordo com o valor do benefício. Por isso, o INSS começa primeiro pagando os beneficiários que ganham até 1 salário mínimo e depois aqueles que recebem acima do piso nacional.
Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, vão receber aquelas pessoas que ganham acima do salário mínimo e têm o número de benefício final 1 e 6. Para saber quando vai receber seu pagamento, o aposentado ou pensionista poderá verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador após o traço.
Veja o exemplo: se o número do cartão for 183.428.979-0, o dígito final será o 9. Para beneficiários com histórico de recebimento, a data de pagamento segue o padrão habitual.
Benefícios do INSS
Além das várias modalidades de aposentadoria (por idade, invalidez, etc.), o INSS também abrange benefícios como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.
Veja o calendário de pagamento – novembro de 2023
Para quem ganha até 1 salário mínimo
- Final 1: 24 de novembro já pago
- Final 2: 27 de novembro já pago
- Final 3: 28 de novembro já pago
- Final 4: 29 de novembro já pago
- Final 5: 30 de novembro já pago
- Final 6: 1º de dezembro
- Final 7: 4 de dezembro
- Final 8: 5 de dezembro
- Final 9: 6 de dezembro
- Final 0: 7 de dezembro
Para quem ganha acima de 1 salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de dezembro
- Finais 2 e 7: 4 de dezembro
- Finais 3 e 8: 5 de dezembro
- Finais 4 e 9: 6 de dezembro
- Finais 5 e 0: 7 de dezembro
Leia também | Qual aposentadoria é melhor, por idade ou por invalidez?
Como consultar?
O segurado que desejar poderá ter acesso ao extrato do INSS para ter informações sobre datas de pagamentos e valores. Basta acessar o aplicativo do INSS e o site Meu INSS, fazendo login com a conta Gov.br, que é o login único para os serviços digitais do governo federal.
O aposentado também poderá ter informações sobre o extrato de pagamento dos benefícios, os montantes a serem recebidos no próximo ciclo de pagamento e as datas de desembolso. Também vai ser possível agendar ou reagendar perícias médicas e aproveitar diversos outros serviços vinculados aos benefícios da seguridade social.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.