O trabalhador anda confuso quando o assunto é o calendário de pagamento do abono salarial PIS/PASEP. Isso porque ele estava acostumado a receber o pagamento da seguinte forma. O dinheiro começava a ser liberado a partir de julho de um ano e encerrava o pagamento no ano seguinte.
Porém, devido a Covid-19, houve uma alteração. No ano de 2021, o governo do então presidente Jair Bolsonaro decidiu não liberar o PIS/PASEP. Com isso, o calendário referente ao ano de 2020 só foi pago em 2022. Tendo assim, um atraso na liberação do abono salarial.
Desta forma, o governo liberou o pagamento de 2021 em 2023 e só irá liberar o pagamento do ano-base 2022 no ano que vem.
Os trabalhadores com carteira assinada recebem o abono salarial PIS por meio da Caixa Econômica Federal e os funcionários públicos recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil (BB).
Qual o valor do abono salarial?
O valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Sendo assim, em 2024 o valor do PIS/PASEP referente ao ano-base 2022 deverá ser de R$ 1.421 (caso o governo confirme esse valor para o ano que vem).
O trabalhador vai receber o abono salarial de acordo com a quantidade de dias trabalhados. O valor pago corresponde ao salário-mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Como sacar o abono salarial do PIS/PASEP 2023
Para sacar o PIS o trabalhador que possuir o Cartão do Cidadão pode utilizá-lo para receber o abono nas lotéricas ou nos caixas eletrônicos da Caixa.
Também é possível receber o dinheiro indo a uma agência do banco estatal. Para isso é preciso levar documento oficial com foto. Caso o cidadão tenha conta corrente ou poupança na Caixa, ele poderá receber o valor usando o Internet Banking da Caixa.
Já o PASEP pode ser sacado pelo trabalhador que possuir conta corrente ou poupança no Banco do Brasil. Caso o servidor público deseje receber o valor em outro banco, pode pedir ao BB uma transferência para o banco de preferência pelo site “bb.com.br/pasep” ou por um caixa eletrônico do Banco do Brasil.
Leia também | Faculdade ou curso técnico, qual vale mais a pena após os 30 anos?
Como consultar o PIS/PASEP 2023?
- Acesse o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e clique em “Iniciar”;
- Selecione o botão “Entrar com Gov.br”
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Informe a sua senha e pressione o botão “Entrar”;
- Na página principal do Portal Emprega Brasil, selecione o quadrado “Abono salarial”;
- Certifique-se de que 2021 está selecionado como ano base e observe a coluna “Habilitado” para saber se você tem direito ao Pis 2023. Caso possa receber o benefício, verá o botão “Sim” no local.
- Para mais informações, clique sobre o ícone de olho, logo abaixo da coluna “Ações”.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.