A aposentadoria por invalidez é um tipo de benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é destinada exclusivamente para os segurados que se tornam incapazes de trabalhar e não podem ser reabilitados em outra profissão.
O benefício pode ser concedido tanto nos casos de doenças ou acidentes. Todavia, em certa condições os segurados da aposentadoria por invalidez podem pedir um aumento de 25% no valor do benefício, conforme previsto no ano I do regulamento da Previdência Social.
Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o segurado do INSS precisa cumprir ao menos 3 requisitos principais, sendo eles:
- Possuir a qualidade de segurado do INSS no momento do surgimento da incapacidade;
- Cumprir a carência mínima de 12 contribuições mensais (quando for o caso); e
- Estar permanentemente incapacitado para o trabalho.
9 situações que permitem o adicional na aposentadoria
A majoração pode ser concedida quando o aposentado por invalidez necessite de assistência integral de outras pessoas em decorrência de alguma das seguintes situações:
- Cegueira total.
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.
- Doença que exija permanência contínua no leito.
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Essas condições por sua vez são consideradas graves o suficiente para justificar a necessidade de assistência permanente de outra pessoa, o que leva um aumento de 25% no valor do benefício visando ajudar o aposentado a cobrir custos adicionais que possam enfrentar.
É válido esclarecer que o aumento de 25% no valor da aposentadoria por invalidez não é automático, ou seja, deverá ser solicitado junto à Previdência Social, através da apresentação de documentos que comprovem a condição.
Como pedir o acréscimo ao INSS?
A solicitação do acréscimo pode ser feita de forma super simples. Será preciso apenas acessa a plataforma Meu INSS, fazer login com a conta gov.br e digital 25% no campo de busca para selecionar a opção Solicitação de Acréscimo de 25%.
Feito isso, você deverá atualizar os dados e apresentar a documentação que comprove a condição, o que dará direito ao recebimento do acréscimo.
Lembrando que em determinadas situações o INSS poderá marcar uma perícia para verificar se o segurado de fato tem direito ao acréscimo.
Recomendamos também que o segurado apresente uma petição fundamentada que possa demonstrar que o mesmo possuí direito ao adicional, ou seja, será apresentado ao INSS os motivos que garantem o direito do acréscimo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.