Categorias: ChamadasCultura POP

8 séries dos anos 70 que fizeram sucesso na TV

Para quem viveu os anos 70 teve a chance de curtir ótimas séries. Naquela época não tinha serviço de streaming e nem internet. Se você perdesse um episódio na TV, já era, teria que se contentar e não perder os outros. Também naquele ano, às emissoras, mesmo a Rede Globo, não tinham o hábito de exibir todas as temporadas dos seriados.

Selecionamos para você que viveu na década de 70 ou que quer saber como eram as séries daquele ano, uma lista com os melhores seriados de maior sucesso e que deixaram saudade.

1. Starsky & Hutch (1975)

Starsky & Hutch (1975) / Imagem de DIvulgação

“Starsky & Hutch” quando foi exibida pela Band, recebeu o subtítulo de Justiça em Dobro. A trama foi ao ar em 1975. Foi criada por William Blinn e produzida pela Spelling-Goldberg Productions. Teve 92 episódios de 60 minutos cada. 

Em 1978, “Starsky & Hutch” volta a ser exibida pela Rede Bandeirantes, nas quarta-feiras, às 22 horas.

Elenco

“Starsky” (Paul Michael Glaser) e Kennedy “Hutch” Hutchinson (David Soul). Eles viviam pelas ruas enfrentando o crime de maneiras bem particulares. Também usavam disfarces para patrulhar as ruas e formavam uma dupla imbatível, apesar de seus temperamentos diferentes, Starsky tinha um temperamento bem forte, enquanto Hutch era mais tranquilo.

2. Arnold (1978)

Arnold serie (1978) / Imagem de DIvulgação

Arnold Jackson (Gary Coleman) e seu irmão mais velho Willis (Todd Bridges) moravam no Harlem com a família e amigos, até que perderam a mãe. Ela trabalhava na casa de um senhor rico que morava na Park Avenue, o senhor Phillip Drummond (Conrad Bain). 

Phillip morava com a filha Kimberly (Dana Plato) e resolve adotar Arnold e Willis, que agora começam a viver uma vida totalmente diferente, em um lugar que é o oposto de onde estavam acostumados, e acabam levando mais alegria para a vida dos Drummond.

Foi exibida pelo SBT em 1978 com grande sucesso.

3.  Ilha da Fantasia (1978)

Ilha da Fantasia (1978) / Imagem de DIvulgação

A Ilha da Fantasia é uma série de televisão produzida por Aaron Spelling e Leonard Goldberg de 1978 a 1984. Ganhou em 1998 uma nova versão, com apenas meia temporada. No Brasil, o seriado fez sucesso na Rede Globo e em 1989 na TV Manchete.

A história se passa em  uma ilha paradisíaca onde qualquer desejo pode ser realizado. O anfitrião dessa ilha é o senhor Roarke, juntamente com seu auxiliar, o pequeno Tattoo.

Elenco

Ricardo Montalbán – Sr. Roarke (1978-1984)

Hervé Villechaize – Tattoo (1978-1984)

Kimberly Beck – Cindy (1978-1979)

Wendy Schaal – Julie (1980-1982)

Christopher Hewett – Lawrence (1983-1984)

4. Mulher Maravilha (1975)

Mulher Maravilha (1975) / Imagem de DIvulgação

Mulher-Maravilha é uma do ano de 1975 protagonizada por Lynda Carter, baseada na personagem das histórias em quadrinhos da DC Comics. 

O piloto da série “The New Original Wonder Woman” é  baseado na primeira história da personagem, passada durante a II Guerra Mundial, mostrando suas origens na Ilha Paraíso, localizada (porém não-cartografada!) no centro do “Triângulo das Bermudas” e habitada pelas amazonas por milênios. As amazonas, refugiadas ali do patriarcalismo da Antiguidade, conservaram consigo os segredos da imortalidade e poderes divinos.

A Mulher-Maravilha ficou no ar pela Rede Globo até o começo de 1981, no mesmo ano a série da Mulher-Maravilha saiu da grade de programação da Globo. Em seguida foi exibida pela TVS que mais tarde passaria a se chamar SBT. Ficou na programação do canal de Silvio Santos até 1982.

5. Kojak (1973)

Kojak (1973) / Imagem de DIvulgação

Kojak é uma série de TV norte-americana produzida pela rede de TV CBS, entre 23 de outubro de 1973 e março de 1978, assumindo o horário da série sobre detetives, Cannon (1971-1976), que passou a ser exibida uma hora antes. A série teve 125 episódios, divididos em cinco temporadas. Kojak foi interpretado pelo ator Telly Savalas.

No Brasil, a série foi apresentada nos anos 70 pela Rede Globo de Televisão em horário nobre. A popularidade foi tanta que o nome Kojak tornou-se sinônimo de calvície, e o personagem acabou virando até marchinha de carnaval. O sucesso da série no Brasil acabou trazendo Telly Savalas para visitas promocionais.

Em 1989, Kojak foi reapresentada nas madrugadas de terça-feira da Rede Manchete, antes do encerramento de sua programação. Em 2014 a telessérie estreou na Rede Brasil de Televisão (emissora de TV paulista, que está nas principais operadoras do país).

6. Chaves (1972)

Chaves / Imagem de DIvulgação

El Chavo del Ocho que no Brasil ganhou o título de Chaves. É um seriado de televisão mexicano criado, roteirizado, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolaños (conhecido como Chespirito), produzido pela Televisa e exibido pelo então Canal 2.

No Brasil a série foi popularizada ao ser exibida pelo SBT. É uma comédia de situação que aborda as interações de um grupo de pessoas que moram em uma vila. 

O protagonista, Chaves, é um garoto órfão de oito anos que, muitas vezes, enfrenta problemas com adultos, incluindo Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde devido a mal-entendidos, distrações ou travessuras. Ele também convive com seus amigos Quico e Chiquinha.

7. CHiPs

CHiPs / Imagem de DIvulgação

CHiPs é uma série de TV estadunidense, exibida em 6 temporadas, de 1977 a 1983. É baseada nas aventuras de dois patrulheiros rodoviários em motocicletas na Califórnia. A sigla CHiP significa California Highway Patrol, ou Polícia Rodoviária da Califórnia. As duas primeiras temporadas da série foram lançadas em DVD no Brasil.

Sendo exibida na TVS (SBT) aos domingos após o programa Silvio Santos.

A série era estrelada por Larry Wilcox como Patrulheiro Jon Baker (1977-1982)

Erik Estrada como Patrulheiro Frank “Ponch” Poncherello (1977-1983)

Robert Pine como Sargento Joe Getraer (1977-1983).

Leia também | 10 filmes sobre desastres naturais que você precisa assistir

8. The Six Million Dollar Man

The Six Million Dollar Man / Imagem de DIvulgação

The Six Million Dollar Man (O Homem de Seis Milhões de Dólares) é uma série de televisão norte-americana que foi produzida e exibida de 1974 a 1978, pelo canal ABC. A tram gira em torno da vida do Cyborg Steve Austin, interpretado pelo ator Lee Majors. 

No Brasil, O Homem de Seis Milhões de Dólares foi exibido na Band com o título O Homem Biônico. Na TV Tupi, somente para o Rio de Janeiro com o título original.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás