Sabe aquele tempo quando ainda existiam programas infantis na TV aberta? Quanta saudade! Muitas pessoas foram fãs de vários apresentadores e apresentadoras. São programas que marcaram época, tornando-se verdadeiros clássicos da televisão.
Quem já passou dos 40 anos com certeza vai lembrar de um programa que fez sucesso nas tardes da TV Globo. O programa foi criado em 1969 nos Estados Unidos. Porém nos anos 70 e 80 ele passou a ser produzido no Brasil.
A atração se utilizava de bonecos e marionetes para poder ensinar às crianças pequenas letras, números, cores e conceitos básicos de uma maneira lúdica e divertida.
Os personagens mais famosos da atração eram Garibaldo, Come-Come, e outros animais de pelúcia, ensinavam as crianças a contar, ler e até mesmo a importância da higiene pessoal.
O programa foi um sucesso em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde foi exibido por muitos anos.
Como a TV Globo inicialmente não tinha estúdios para filmar o seriado, foi criada uma parceria entre ela e a TV Cultura de São Paulo. Eis o motivo de Vila Sésamo ter sido exibida pelas duas emissoras até 1974, quando a TV Globo assumiu totalmente a produção do programa. Vila Sésamo foi dirigido por Antônio Abujamra.
No elenco estavam artistas consagrados e a estreante Sonia Braga. Veja o elenco completo:
Castelo Rá-Tim-Bum é um dos programas infantis de maior sucesso da TV Cultura de São Paulo. A história do programa girava em torno de Nino, um menino que morava em um castelo mágico com seus tios.
O objetivo da atração infantil era ensinar valores como amizade, respeito e cooperação, além de ter várias músicas divertidas.
Personagens de sucesso: o ratinho Tíbio e o gato Perdigoto. Eles são lembrados até hoje.
Cássio Scapin como Antonino Stradivarius Victorius II (Nino)
Luciano Amaral – Pedro
Cinthya Rachel – Biba
Freddy Allan – Zequinha
Sérgio Mamberti – Dr. Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I
Rosi Campos – Ana Morgana Maria Gioconda Teresa Cecília Luísa Astrobaldo
Demétrio Fonseca – Stradivarius Victorius (Morgana)
Pascoal da Conceição – Dr. Pompeu Pompílio Pomposo (Dr. Abobrinha).
O Sítio do Pica-Pau Amarelo é uma série de televisão baseada nos livros de Monteiro Lobato e que foi produzida pela primeira vez nos anos 70 pela TV Globo.
No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta; sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho, e a cozinheira Tia Nastácia, uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília, feita por Tia Nastácia.
A doce Narizinho cria um mundo de fantasias onde brinca, aprende e se diverte. Durante as férias escolares, a rotina de Narizinho muda inteiramente. Seu primo Pedrinho, que estuda na cidade onde vive com sua mãe, vai para o sítio, e os dois encaram aventuras ainda mais incríveis.
A série tinha como objetivo incentivar a leitura entre as crianças e ainda hoje é lembrado como uma das produções infantis mais importantes da televisão brasileira.
No elenco estavam: Zilka Sallaberry – Dona Benta, Zezé Macedo – Dona Carochinha, Rosana Garcia – Narizinho, Dorinha Duval – Cuca, Dirce Migliaccio – Emília, André Valli – Visconde de Sabugosa, Arthurzinho Oscar – Pequeno Polegar e Júlio César – Pedrinho.
O programa teve duas versões na TV Globo. Na segunda versão, houve uma mudança de elenco.
Nos anos 80, a Rede Globo criou um dos programas infantis que conquistou a criançada de todo o Brasil. No início, Balão Mágico era comandado por dois apresentadores: Simony, com 6 anos na época, e Fofão, um misto de homem, cachorro e ser intergaláctico, interpretado pelo artista plástico Orival Pessini.
Inicialmente, Fofão não falava, e a pequena Simony traduzia os sons que seu inseparável companheiro emitia. Com o tempo, os dois passaram a dialogar.
Em 1985, depois de dois anos afastado da televisão, o ator Ferrugem voltou às telas interpretando o boneco Halleyfante, ou simplesmente Fante, um robô que brincava ao lado de Fofão, Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que também entrou para o Balão Mágico naquele ano.
O personagem Fante foi criado pelo publicitário Marcelo Diniz, e sua principal missão no programa era defender a ecologia. Ele foi elaborado em função da passagem do cometa Halley pela órbita da Terra.
Xou da Xuxa é um programa infantil que foi apresentado pela cantora Xuxa Meneghel nos anos 80 e 90 e se tornou um grande sucesso entre as crianças da época.
Com um visual colorido e músicas animadas, Xuxa se tornou uma referência para muitas crianças da época, apresentando brincadeiras, desafios e entrevistas com celebridades.
Xuxa lançou diversos álbuns de músicas infantis e tornou-se um ícone da cultura popular brasileira.
Xuxa só foi para a Globo porque estava fazendo sucesso na extinta TV Manchete, no programa Clube da Criança.
A TV Globo criou nos anos 90 um programa infantil que muita gente ainda lembra! A TV Colosso. O programa tinha como cenário um estúdio de televisão habitado por animais falantes, como cães, gatos e aves.
TV Colosso foi concebida por Luiz Ferré e Roberto Dornelles, integrantes do grupo gaúcho de teatro de bonecos Cem Modos, do qual também faziam parte Valério Campos e Toninho Neves, responsáveis pela redação. Participaram do projeto os cartunistas Laerte, Angeli, Glauco, Luiz Gê e Fernando Gonsales.
A dublagem dos bonecos era feita por Mário Jorge, Mônica Rossi, Isis Koschdoski, Garcia Júnior, Guilherme Briggs, Sheila Dorfman, Márcio Simões, Hércules Fernando, Carlos Seidl, Marco Antônio Costa, Hamilton Ricardo, Mauro Ramos, Marco Ribeiro, Reynaldo Buzzoni, Sheila da Silva e Sousa.
Bozo é um programa infantil que foi exibido nos anos 80 e 90 pelo SBT. O programa tinha como apresentador um palhaço chamado Bozo, que animava as crianças com brincadeiras, jogos e músicas. Com um visual colorido e alegre, o programa se tornou um dos maiores sucessos da televisão brasileira e marcou a infância de muitas gerações.
Leia Também | 8 casais de animes que o público queria que ficassem juntos
Show Maravilha foi um programa de televisão infantil do SBT, tendo a apresentação de Mara Maravilha. Foi exibido de 6 de abril de 1987 a 16 de fevereiro de 1994, com reprises até 31 de março de 1994.
Inicialmente indo ao ar nas tardes da emissora, às 16h30, substituindo a segunda sessão do programa Bozo. Saiu do ar em 1994, quando foi substituído em abril daquele ano pelo Programa Sérgio Mallandro.
A atração foi criada para fazer frente ao Xou da Xuxa, que garantia bom ibope nas manhãs da TV Globo. O Show Maravilha, ao contrário deste, era exibido no horário das tardes, inicialmente das 16:30 às 18:15. Mas com o sucesso da atração, o tempo de duração do programa foi sendo aumentado, chegando a ser transmitido das 14:30 às 19:00 em 1988 e às 15:00 em 1989. Assim como de início, a atração era transmitida apenas de segunda à sexta, mas a partir de 1989, o programa começou a ser transmitido também aos sábados.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…