Muitas pessoas vivem com pensamentos negativos não porque querem, mas por diversos motivos: seja pelo medo do fracasso, medo de correr riscos, medo de aceitar mudanças ou ainda por diversos outras situações que, inconscientemente, fazem com que comecem a pensar negativamente como uma espécie de autodefesa.
Contudo, muitas vezes percebemos que estamos pensando negativamente demais e gostaríamos de mudar. Surge então a pergunta que vamos ajudar a resolver a partir de hoje: como se livrar dos pensamentos negativos?
Não há como negar, os pensamentos negativos frequentemente nos afundam. Por vezes, ao pensar nas coisas ruins, deixamos de desfrutar boas oportunidades da vida, bons momentos e ainda criamos desavenças e desentendimentos com aqueles que amamos.
Saiba que, apesar de ser uma situação difícil, existem sim maneiras de controlar os pensamentos negativos. Mas é preciso lutar contra isso diariamente até que, de fato, você consiga controlar e se livrar desse mal que pode estar sabotando sua vida.
As pessoas não começam a ouvir vozes do nada. Mas, durante o dia, é comum percebermos pensamentos críticos surgindo em nossa mente. A habilidade de levar nossos pensamentos a sério vem da evolução. Isso nos ajuda a aprender não só com nossas próprias experiências, mas também com o que os outros dizem.
Nossa voz interior está sempre ligada e tende a considerar muitas coisas como ameaças. Isso não é um defeito, mas uma característica da nossa capacidade de ser críticos. Se pudéssemos simplesmente ignorar essa voz interior, ela não seria eficaz em alertar sobre perigos. E se ela minimizasse as ameaças, também não seria útil.
Essa constante vigilância interna é incrível e fundamental para nossa sobrevivência, mas tem seu lado negativo. Problemas surgem quando as pessoas ficam presas nos próprios pensamentos, esquecendo-se de interagir com o mundo real e não percebendo que nem sempre esses pensamentos são acurados.
A obsessão por evitar pensamentos indesejados e as situações que os desencadeiam é conhecida como “evitação experiencial”. Essa situação de tentar constantemente bloquear pensamentos indesejados pode nos prender a ponto de nos distrair de aspectos mais importantes da vida.
Além disso, tentar forçar esses pensamentos para fora da mente geralmente tem o efeito contrário – quanto mais tentamos não pensar em algo, mais esse algo persiste em nossos pensamentos.
Leia também | 6 dicas para te ajudar controlar a compulsão alimentar
Para assumir o controle da sua voz interior e conseguir banir os pensamentos negativos, você pode adotar estratégias simples, mas muito úteis para alcançar esse objetivo, sendo elas:
Comece a observar mais os seus pensamentos para notar quando e por que pensamentos negativos aparecem. Pode ser por cansaço, fome, estresse, ou decepção. Ao invés de ignorá-los, o que pode fazer com que persistam, reconheça esses pensamentos conscientemente. Diga para si mesmo: “Estou ciente de um pensamento negativo; é apenas uma narrativa minha, não a realidade.” Isso ajuda a desmantelar a negatividade de maneira eficiente.
A influência do ambiente social em nossos estados de ânimo é imensa. Associar-se a indivíduos negativos pode impactar negativamente sua própria mentalidade. Busque ativamente por companhias e conteúdos (livros, podcasts, vídeos) que irradiem positividade, ajudando a elevar seu próprio estado de espírito.
A busca pela perfeição pode ser uma fonte de grande ansiedade e frustração. É fundamental reconhecer que a perfeição é um ideal inatingível e que desvios e imprevistos são partes normais da vida. Aceitar isso pode ajudar a reduzir a pressão que você coloca sobre si mesmo, promovendo uma visão de sucesso mais saudável e alcançável.
A resiliência mental é chave para combater pensamentos negativos. Encontre práticas que fortaleçam sua mentalidade, como a meditação, exercícios de escrita reflexiva ou qualquer atividade que cultive positividade e resiliência. A chave é a consistência e a experimentação até encontrar o que melhor se adapta a você.
A maneira como começamos nosso dia pode ter um grande impacto em nossa mentalidade geral. Desenvolver uma rotina matinal que inclua leitura motivacional, meditação, exercícios físicos, ou expressar gratidão pode ajudar a estabelecer uma base sólida de positividade para o resto do dia.
É desafiador tentar simplesmente parar de pensar em algo. Uma estratégia mais eficiente é substituir o pensamento negativo por uma atividade ou objetivo que te apaixone. Lembre-se, não é possível pensar em duas coisas ao mesmo tempo, então, na hora que um pensamento negativo aparecer, envolva-se profundamente em hobbies ou projetos que despertem seu interesse, deixando pouco espaço para a negatividade.
Concentrar-se exclusivamente nos desafios pode alimentar a negatividade. Ao invés disso, lembre-se dos motivos pelos quais você está empenhado em suas tarefas e objetivos. Mantenha sua visão direcionada para o futuro e para o significado maior por trás de seu trabalho, o que pode ajudar a transpor os momentos difíceis.
Ao identificar um pensamento negativo, tente adotar uma perspectiva de terceira pessoa. Por exemplo, ao invés de se identificar com o pensamento (“Estou falhando”), rotule-o objetivamente (“Estou tendo o pensamento de que estou falhando”). Isso cria um espaço entre você e o pensamento, permitindo que você o veja como algo transitório e não como uma verdade definitiva sobre si mesmo. Essa prática pode promover uma maior clareza mental e reduzir o impacto emocional dos pensamentos negativos.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…