Você tem o hábito de cumprimentar outras pessoas mandando um sinal de joinha? Para nós, esse é um ato quase que involuntário, e que não significa nada mais nada menos do que um cumprimento ou uma maneira de confirmar uma determinada pergunta.
Mas será que esse gesto pode ser interpretado de outra maneira em outros países? Bom, é importante lembrar que cada país possuí seus costumes e tradições, dessa maneira, muitos dos nossos gestos podem não significar nada em outros países, como podem significar coisas boas ou ruins, dependendo da cultura e do país em questão.
Pensando nisso, hoje nós decidimos trazer um tema muito interessante, que está relacionado aos gestos mais comuns que fazemos aqui no Brasil, mas que possuem um significado completamente em outros países e outras culturas. Ficou curioso para saber quais gestos são esses e o que eles significam em outros países? Então chega de enrolação e bora descobrir!
Enquanto no Brasil cruzamos os dedos para atrair sorte, no Vietnã esse gesto simboliza a genitália feminina, possuindo uma interpretação totalmente diferente da que temos aqui em terras brasileiras.
Em muitos países, este gesto representa paz ou vitória, e é comumente utilizado em poses fotográficas. Contudo, no Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e Irlanda, fazê-lo com a parte de fora da mão, em vez da palma, é considerado insultuoso.
Embora tocar a cabeça de alguém seja considerado carinhoso em diversos lugares, especialmente com crianças, em países de tradição budista, como Tailândia e Laos, é desaprovado, pois a cabeça é vista como uma parte sagrada do corpo.
Enquanto em muitos países este gesto indica algo positivo, no Brasil e na Venezuela pode ser interpretado a uma expressão vulgar. Na França e na Bélgica, por outro lado, é usado para simbolizar que alguém é um “zero à esquerda”, ou seja, sem valor.
Leia também | 8 oportunidades de negócio que ainda não existem no Brasil
No Ocidente, olhar nos olhos é considerado cortês e demonstra interesse. Entretanto, na Ásia e no Oriente Médio, especialmente ao lidar com mais velhos, é visto como desrespeitoso, podendo indicar interesse sexual se feito com mulheres.
Enquanto no Brasil usamos esse gesto para indicar “alto lá” ou parar algo, na Grécia, ele é interpretado como uma expressão que sugere que a pessoa deveria “ir para o inferno”.
Enquanto na América Latina e em países ocidentais esse gesto significa “ok” ou concordância, no Oriente Médio é considerado um insulto obsceno. Na Grécia, Rússia e alguns países africanos, também é interpretado como um gesto insultante.
Enquanto no Brasil as mãos nos bolsos podem ser vistas como um gesto casual, em países como a Alemanha, isso sugere desinteresse na conversa. Se alguém está falando e tem as mãos nos bolsos, pode ser interpretado como sinal de mentira ou de que está escondendo informações.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…