Categorias: ChamadasFique sabendo

8 erros que o homem comete ao fazer a barba

Muitos homens acham chato aqueles minutinhos que ficam diante do espelho fazendo a barba. Mas isso faz parte da rotina. Nesse momento é preciso ter muita atenção e cuidado para não maltratar a pele do rosto.

Para que você faça uma ótima barba e ao mesmo tempo não crie nenhuma irritação que vá deixar seu rosto cheio de cortes, vamos dar umas dicas de como fazer a barba de uma maneira correta.

1. Passar a lâmina no sentido contrário do fio

Existe uma maneira correta para você evitar a irritação da pele quando está se barbeando. Você deve passar a lâmina no sentido do crescimento dos fios. Para quem tem o hábito de cortar no sentido contrário deve só fazer isso depois de uma primeira passada da lâmina no sentido que o fio cresce, isso vai evitar o risco de uma irritação da pele.

O jeito correto, a fim de evitar irritação da pele e encravamento dos pelos, é passar a lâmina no sentido do crescimento dos fios. Uma alternativa para quem prefere cortar no sentido contrário é fazer isso depois de uma primeira passada da lâmina acompanhando o crescimento do fio.

Os especialistas recomendam que você deve fazer a barba no sentido do nascimento dos pelos para prevenir cortes, irritações e pelos encravados.

Se a sua barba for áspera, hidrate a pele ao menos durante três minutos (idealmente, durante o banho quente), pois isso reduz em até 70% a força necessária para cortar o pelo.

2. Usar o sabonete em vez da espuma de barbear

Um grande err que muitos homens cometem é usar sabonete para fazer a barba. Tudo bem, ele até ajuda a lâmina a deslizar, mas o produto não é apropriado para isso. O sabonete vai acabar ressecando a pele, eliminando a oleosidade natural que a protege.

Usar sabonete para se barbear pode causar irritação na pele e criar problemas com espinhas.

Use creme de barbear! O ideal é você deixar o creme no rosto por, pelo menos, um minuto antes de começar a cortar, de modo que a barba esteja tão macia e molhada quanto possível.

3. Usar água fria

Não é muito bom umedecer o rosto com água fria. O recomendado é água morna  ou uma toalha molhada nessa temperatura. Esse procedimento vai ajudar a dilatar os poros e a amolecer os pelos. Ficando muito mais fácil o procedimento de se barbear, evitando fricção da lâmina contra a pele. A água fria deve ser usada para finalizar o procedimento, para fechar os poros.

4. Esquecer o pós-barba

Usar produtos específicos pós-barba e hidratantes para reduzir a irritação e evitar os que contêm álcool. Os produtos pós-barba possuem ativos calmantes e hidratantes, que promovem alívio da pele, auxiliando na cicatrização de possíveis cortes e arranhões. O cosmético ideal vai depender do tipo de pele.

Para quem tem pele oleosa 

Neste caso use um produto em gel, é mais leve, e não vai estimular a produção de sebo. 

Pele mais seca

Use o pós-barba em loção. Ele vai hidratar a pele sem pesar e não vai deixá-la pegajosa.

Pele sensível

Para quem tem uma pele mais sensível, use um produto que tenha versões tipo bálsamo.

5. Usar lâmina velha

Muitas vezes usamos lâminas velhas como forma de economia. Mas isso pode ser um hábito errado. O motivo é simples, a lâmina velha apresenta sinais de oxidação e pode conter acúmulo de fungos e bactérias, que, em contato com a pele, provocam dermatites e até micose. Lembrando que a lâmina velha pode provocar cortes.

Troque a lâmina a cada 20 dias de uso, aproximadamente.

6. Não esfoliar o rosto

Esse tratamento pode ser feito tanto na pele do rosto quanto no corpo. O objetivo é dar uma força à renovação celular, pois a esfoliação retira da superfície as células mortas. 

Também vai reduzir a chance de pelos encravados e deixar a pele mais lisa, pronta para um bom deslizamento da lâmina. 

7. Não lavar a lâmina após cada passagem no rosto

A cada passagem do barbeador sobre a face, é fundamental remover com água os fios e a espuma acumulados. Isso vai tornar o corte mais preciso.

Leia também | 6 alimentos que causam pedra nos rins e devem ser evitados

8. Pressionar o barbeador contra a face

O formato e o peso do aparelho costumam ser suficientes para um corte rente, preciso e seguro dos pelos. Se as lâminas estiverem novas, você não precisa aplicar nenhum tipo de pressão contra o rosto. 

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás