O progresso está avançando cada vez mais, mas para algumas profissões isso pode significar o fim da linha. Isso porque, a automação e a Inteligência Artificial engolirá milhares de empregos ao redor do mundo nos próximos anos.
Essa automação inclui programas de software e robôs mecanizados, capazes de realizar trabalhos com muito mais rapidez, eficiência e segurança do que os humanos, como consequência, as empresas estarão eliminando as possíveis falhas e turbinando a eficiência.
Talvez você esteja se perguntando quais são os empregos que estão na mira dessa automação, existem diversos estudos e pesquisas que apontam que determinadas áreas sofrerão rapidamente com essa ascensão da tecnologia, empregos esses dos quais podem ser profundamente atingidos nos próximos 2 a 3 anos.
A seguir, nós conheceremos os 10 empregos que estão profundamente ameaçados pelas novas tecnologias. Lembre-se, ao invés de achar que é o fim, este é o momento perfeito para você se especializar e alçar voos maiores em sua vida profissional.
1. Caixas de banco
Com o avanço dos caixas eletrônicos e aplicativos bancários que permitem transações como depósitos e até abertura de contas pelo celular, a necessidade de caixas humanos em bancos está diminuindo rapidamente.
2. Analistas financeiros
A inteligência artificial (IA) está transformando a análise financeira. Softwares de IA conseguem processar e analisar dados de mercado em segundos, prevendo tendências com uma eficiência que supera a capacidade humana. Isso pode reduzir a demanda por analistas financeiros humanos.
3. Gerentes de estoque
Tecnologias como o robô Tally já são capazes de gerenciar estoques, identificando produtos que faltam ou estão fora do lugar nas prateleiras. Estes robôs podem trabalhar continuamente, sem precisar de folgas ou benefícios, tornando-os mais econômicos a longo prazo do que funcionários humanos.
Leia também | 15 profissões que conseguem emprego a hora que quiser
4. Trabalhadores da manufatura
A automação está substituindo rapidamente os trabalhos de manufatura. Na China, por exemplo, a Foxconn substituiu 60.000 trabalhadores por robôs. A precisão e eficiência das máquinas superam as capacidades humanas, o que diminui a demanda por mão de obra humana em fábricas.
5. Operadores de telemarketing
Os chatbots e assistentes de voz com IA estão assumindo as funções dos operadores de telemarketing. Eles podem realizar chamadas e atender clientes de forma mais eficiente e a um custo menor do que os operadores humanos, o que pode levar ao desaparecimento desses empregos.
6. Agentes de viagem
Com o crescimento de sites e aplicativos que permitem planejar e reservar viagens completas online, os agentes de viagens tradicionais estão perdendo espaço. Hoje, qualquer pessoa pode organizar suas férias, voos, hotéis e passeios diretamente de seu smartphone, reduzindo a necessidade de intermediários humanos.
7. Caixas de varejo
A adoção de sistemas de self-checkout e lojas completamente automatizadas, como as Amazon Go, está transformando o varejo. Supermercados e restaurantes também estão investindo em pedidos online e serviços de entrega, diminuindo a necessidade de caixas humanos e, possivelmente, alterando significativamente o emprego no setor de varejo.
8. Gerentes de mídia social
Embora a demanda por especialistas em mídias sociais tenha explodido com o surgimento dessas plataformas, a próxima geração já cresce familiarizada com essas ferramentas. Isso significa que muitas empresas podem começar a ver menos necessidade de contratar um especialista dedicado, já que funcionários de várias áreas já possuem habilidades em mídia social, tornando a posição menos crucial.
Comentários estão fechados.