Somos humanos, e como humanos que somos, em algum momento da vida podemos nos deparar com problemas de saúde que podem nos afastar do trabalhador por determinado período de tempo. Para estes casos, é possível que a pessoa solicite o benefício por incapacidade do INSS.
O benefício por incapacidade do INSS é destinado aos trabalhadores que devido a motivo de doença ou mesmo acidente se encontram incapazes de trabalhar, ou ainda que tiveram sua capacidade de trabalho reduzida.
De antemão precisamos lembrar que o foco para a concessão do benefício deve estar na incapacidade do trabalhador, seja ela temporária ou permanente.
Dentre as mais diversas doenças, existem algumas que são mais recorrentes para a concessão de benefícios por incapacidade. Outro ponto é que a lei prevê que o período de carência não se faz necessário para algumas doenças.
- Leia também: 14º salário do INSS vai ou não ser liberado?
Quais são os benefícios por incapacidade do INSS?
Os benefícios por incapacidade do INSS são destinados às pessoas que, por motivo de doença ou acidente, encontram-se incapazes de trabalhar ou que tiveram a redução da capacidade de trabalho.
Existem três categorias de benefícios por incapacidade, vejamos:
- aposentadoria por incapacidade permanente (conhecida como aposentadoria por invalidez);
- auxílio por incapacidade temporária (conhecida como auxílio-doença);
- auxílio-acidente.
No caso da aposentadoria, a mesma é destinada quando o segurado está permanentemente incapaz de trabalhar, sem chances de recuperação, seja devido à doença ou acidente.
O auxílio por incapacidade temporária, como o nome diz, é destinado para quem está temporariamente incapaz de trabalhar por doença ou acidente.
Já o auxílio-acidente é destinado ao segurado que sofreu algum acidente e como consequência teve sua capacidade de trabalho reduzida permanentemente.
Doenças que mais afastam os trabalhadores pelo INSS
Existem diversos fatores responsáveis por doenças que causam afastamento do trabalhador. Esses fatores podem estar ligados a acidentes de trabalho, problemas da coluna, lesões no joelho, depressão, estresse, dentre outros.
Vejamos a seguir os motivos mais comuns que mais geram o afastamento do trabalhador pelo INSS:
- Acidentes de trabalho como fraturas, lesões, má utilização de ferramentas ou descuido;
- Problemas de coluna;
- Hérnia inguinal;
- Lesões no joelho;
- Problemas cardíacos;
- Depressão e estresse;
- Problemas articulares;
- Ler (Lesão por esforço repetitivo).
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.