Antes lavar roupa era uma tortura. Depois que inventaram a máquina de lavar, as coisas ficaram mais fáceis. Porém, tanta facilidade também nos fez não prestar muita atenção nas roupas e como conservá-las.
Para que você não perca suas roupas antes do tempo, verifique se está errando ao lavá-las. Veja a seguir alguns erros que as pessoas cometem quando colocam a roupa na máquina para lavar.
Muita gente não pára para ler as informações que estão nas etiquetas das roupas. É a etiqueta que vai dizer para você como sua roupa pode ser higienizada: na máquina, à mão ou somente a seco (na lavanderia).
Muitas roupas encolhem pelo simples fato de não poderem ser molhadas ou ir para a secadora. Essas instruções estão na etiqueta. Também você fica sabendo se otecido aceita ou não alvejante e se pode ser passado a ferro.
Tem muitas pessoas que pegam muita roupa e jogam ao mesmo tempo na máquina para lavar. Porém, lembre-se, você tem que separar as roupas antes de pôr na máquina para lavar. A separação deve ser por cor: claras (branco e tons de “off-white”), escuras e cores vivas (laranja e vermelho, por exemplo).
Separe por etiqueta. E observe quais das roupas podem ser lavadas ao mesmo tempo. Roupas de tecido fino (laváveis em máquina) precisam ir para sacos protetores, o que evita danos, como formação de bolinhas.
Pode ser que dê um pouquinho de trabalho para você separar as roupas, mas sempre pode conservá-las por um bom tempo. O mesmo acontece com as toalhas. Elas só devem ser lavadas após as roupas escuras e coloridas ou bem antes. Toalhas costumam soltar pelinhos que podem ficar grudados nessas peças.
Acumule roupas de uma categoria e sempre use a capacidade cheia da máquina. Peças íntimas, meias podem ser lavadas à mão, sem precisar ligar máquina. Com isso, você economiza energia.
Não exagere na quantidade de sabão que irá colocar na mesa. O excesso de sabão pode desgastar a roupa, desbotar. Levando em conta que também vai interferir no funcionamento da máquina.
Para colocar a quantidade certa de sabão na máquina, leia sempre as instruções indicadas na embalagem do produto.
Lembre-se que o amaciante é para deixar as roupas macias e cheirosas. Mas quando você o usa em excesso, ele causa um efeito contrário: o tecido fica duro. A quantidade correta que você deve colocar na máquina, está indicada na embalagem do produto, que deve ser despejado no compartimento de amaciante, nunca sobre a roupa.
Uma das coisas que você precisa prestar bastante atenção na hora que vai colocar a roupa na máquina é observar o programa que vai usar.
A programação mais longa do que o necessário vai deteriorar a roupa em menos tempo. Usar um programa fraco para peças muito sujas também resultará em uma lavagem insatisfatória.
Para saber a melhor forma para lavar cada roupa, leia o manual de instruções da sua máquina de lavar.
Antes de colocar uma roupa nova para lavar, verifique se ela vai liberar cor na lavagem. Molhe a peça no tanque e observe se a água escorre colorida.
Também funciona molhar um pedaço da bainha da roupa, colocar um tecido branco por baixo e passar com ferro quente. Se o tecido branco manchar, lave a peça separadamente.
Lembre-se, existe um tempo certo para a roupa ficar de molho. O normal são apenas duas horas. Após isso, o sabão não tem mais efeito nos tecidos. Se você deixar a roupa de molho por muito tempo na máquina, microorganismos começam a reagir com a sujeira da água e soltam um cheiro ruim, que pode permanecer na peça mesmo após seca.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…