Frequentemente estamos falando sobre a evolução do mercado de trabalho e as novas demandas por profissionais. Isso porque, com o avanço tecnológico, muitas profissões deixarão de existir, enquanto o mercado demandará novas profissões, onde muitas delas ainda nem existem hoje.
No entanto, esse processo terá impactos a curto, médio e longo prazo. Com relação ao curto prazo, existem muitas profissões demandadas hoje que podem ser completamente diferentes em um prazo pequeno de cinco anos.
Pensando nessa grande evolução que estamos vivendo, hoje nós vamos explorar profissões que tendem a estar em alta daqui a pouco mais que cinco anos. Se você quer planejar uma nova carreira muito promissora, recomendamos que conheçam quais são essas atividades.
Profissões em alta nos próximos 5 anos
Conhecer as profissões que o mercado deve procurar nos próximos anos, pode ajuda você a fazer uma escolha mais segura quanto a sua carreira profissional. Vamos conhecer algumas das principais opções que devem estar em alta nos próximos anos.
1. Analista de Big Data
Uma profissão que tende a ganhar grande relevância nos próximos anos é o Analista de Big Data. Este profissional trabalha analisando informações que circulam na internet de modo a colaborar com as empresas a entenderem tendências e consequentemente crescerem a longo prazo.
Devido a amplitude do meio digital, essa profissão tende a crescer e ser cada vez mais valorizada. Dessa forma, realizar um curso de graduação ou pós que envolva conceitos relacionados a este trabalho, pode se tornar uma excelente alternativa.
Leia também | 10 profissões mais FELIZES e INFELIZES do mundo
2. Especialista em segurança cibernética
Com o aumento das ameaças virtuais e a necessidade de proteger informações sensíveis, os especialistas em segurança cibernética serão cada vez mais valorizados. Esses profissionais devem possuir conhecimentos em detecção de vulnerabilidades, criptografia e técnicas de combate a ataques cibernéticos.
Essa é uma ótima carreira para entrar, pois há vários caminhos para se percorrer em direção a cargos mais elevados. normalmente esse profissional começa como administrador de sistema, de segurança ou de rede, e pode avançar para cargos como gerente de projetos de TI, consultor de cibersegurança, até níveis executivos como chefe de tecnologia da informação.
3. Especialista em saúde digital
A telemedicina e a digitalização da saúde estão transformando a forma como os serviços médicos são prestados. Os especialistas em saúde digital serão responsáveis por desenvolver soluções tecnológicas para melhorar a eficiência e o acesso aos cuidados de saúde.
Conhecimentos em tecnologia da informação, segurança de dados e regulamentações médicas serão fundamentais nessa área.
4. Engenheiro ambiental
Com a preocupação crescente com as mudanças climáticas, as profissões relacionadas a energias renováveis e sustentabilidade ganharão destaque.
Áreas como engenharia ambiental, energia solar, eficiência energética e gestão de resíduos terão uma demanda significativa nos próximos anos. Profissionais com conhecimento em tecnologias sustentáveis e políticas ambientais serão valorizados nesse setor em crescimento.
5. Especialista em Robótica
A robótica tem se expandido rapidamente em diversos setores, trazendo maior eficiência e produtividade. Profissionais especializados em robótica são responsáveis por desenvolver e programar robôs para realizar tarefas específicas.
Com a automação sendo adotada por diferentes indústrias, essa profissão tem um futuro promissor para os próximos anos.
6. Profissionais de logística
O mercado de logística está em franca expansão. Mesmo que o Brasil sofra com gargalos, colocando-o apenas na 56ª posição no ranking Logistics Performance Index (LPI) do Banco Mundial, isso só prova que é uma área que nosso país tem muito espaço para ser investido e crescer.
Como uma área em franca expansão, profissionais da área de logística e de cadeia de suprimentos, estarão em alta nos próximos anos, com um mercado que tende a receber novos investimentos para os próximos anos, o que demandará muitos profissionais.
7. Psicólogo
Mais do que nunca, a crescente consciência social sobre a importância do cuidado com a saúde mental, fará com que o Psicólogo seja um profissional muito requisitado nos próximos anos.
A ansiedade, nervosismo, insônia, depressão e outros distúrbios já se faz presente na vida de milhares de pessoas, e isso só tende a aumentar. Consequentemente, os trabalhados de conscientização da saúde mental serão elevados, o que valorizará essa profissão.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.