Estamos passando por um processo de transformação impulsionados pela tecnologia e inovação. Transformação essa que impacta também no mercado de trabalho, trazendo novas profissões que ainda não existam, assim como colocando um ponto final em outras profissões que ainda fazem parte do nosso cotidiano.
Um recente relatório sobre o futuro do trabalho, discutido no Fórum Econômico Mundial, aponta que a tecnologia e a ampliação do acesso a ambientes digitais são fatores que vão determinar muitas mudanças nas organizações e nos postos de trabalho.
O estudo aponta algumas profissões que devem acabar, ou quase isso nos próximos 4 anos. Sim, até 2027, algumas profissões que ainda existem devem começar a ser substituídas por tecnologias que farão as mesmas coisas que as pessoas.
Hoje nós vamos discutir as 10 profissões que podem desaparecer até 2027, conforme relatório divulgado no Fórum Econômico Mundial. Acompanhe!
1. Caixas de Banco e relacionados
Com o aumento do uso de serviços bancários online e a automação de tarefas, a função do caixa de banco está se tornando obsoleta. Cada vez mais pessoas optam por realizar transações financeiras por meio de aplicativos e plataformas digitais, eliminando a necessidade de atendimento presencial.
2. Carteiros
Com a crescente popularidade do e-mail e das comunicações digitais, o volume de correspondências físicas tem diminuído significativamente. A entrega de correspondências está sendo substituída por métodos mais eficientes, como o envio eletrônico de documentos.
Leia também | 6 profissões desvalorizadas no Brasil e super valorizadas no exterior
3. Caixa de supermercado
A profissão de operador de caixa de supermercado deve eventualmente diminuir ou até mesmo desaparecer devido ao avanço da tecnologia e automação.
Alguns dos principais motivos são: a automação dos processos, os pagamentos eletrônicos, a redução de custos e a maior eficiência dos sistemas integrados.
4. Secretário executivo e administrativo
O secretário executivo e administrativo é outra profissão impactada pelo avanço da tecnologia. Existem alguns fatores que indicam que essa profissão pode acabar, como a automatização de tarefas, onde um software fará serviços automáticos com muito mais velocidade e menos possibilidades de erro, além da integração de ferramentas, que agilizam todo o processo.
5. Estoquista
A profissão de estoquista e demais funções de controle de estoques e mercadorias estão com os dias contados. Os processos automatizados de gestão de estoque, tecnologias de rastreamento, e a logística avançada, fará com que as empresas busquem cada vez menos por esses profissionais.
6. Segurança
Sistemas de segurança automatizados estão ganhando cada vez mais espaço, onde, os profissionais que trabalham como seguranças, aos poucos devem ser substituídos por tecnologias inteligentes que poderão monitorar e proteger ambientes de maneira mais segura e com menos risco humano.
7. Gerentes de relacionamento
A automação de processos, com o desenvolvimento de sistemas de relacionamento com o cliente (CRM) e chatbots, são tecnologias que estão atingindo os gerentes de relacionamento, que futuramente devem ser substituídos por processos automatizados.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.