Muitas vezes somos surpreendidos com medos que nos causam impacto, capazes de nos paralisar, travando a nossa vida. Podemos ter muitas frustrações se não soubermos lidar com esses medos que podem nos impedir de conquistar metas no nosso dia a dia.
Sabemos que lidar com nossos medos não é uma tarefa simples. Existem vários tipos de medos mais recorrentes.
Devemos lembrar que o medo é um estado emocional que surge em resposta à consciência perante uma situação de perigo. Esse sentimento é natural e necessário para a sobrevivência humana. O medo não se trata de um sinal de fraqueza, mas sim, de uma reação natural com a qual uma pessoa precisa conviver e isso é fundamental.
Existem pessoas que sentem medo de serem rejeitadas. Esse sentimento acaba limitando suas vidas, o que pode também prejudicar sua saúde.
Quem tem esse tipo de medo, está sempre esperando a aprovação dos outros. Mas na verdade, a pessoa precisa saber que não importa a aprovação dos outros. Isso significa que você só precisa da sua própria aprovação, e não da aprovação das outras pessoas.
Se de repente você está se sentindo sozinho mesmo rodeado de pessoas, sentindo solidão, saiba que você está com medo de ficar sozinho. O sentimento de abandono ou rejeição, por parte dos outros é, indiscutivelmente, algo que perturba.
Sentir-se só acontece quando a pessoa não encontra formas significativas de ser útil, seja a si mesmo ou à sociedade.
Muita gente tem medo de fracassar ou seja não conseguir algo que desejava ou estava lutando para ter.
O fracasso nada mais é do que chegar em um resultado que você não desejava. As pessoas em linhas gerais confundem-se com ele. Também pode estar relacionado a outras condições de saúde mental, como ansiedade ou depressão.
Uma das coisas que incomodam bastante a uma pessoa é não ter certeza de nada. A incerteza pode estar ligada a uma situação em que não se pode prever exatamente o resultado de uma ação ou o efeito de uma condição.
Esse medo pode paralisar uma pessoa e deixar sem vontade até de sair de casa. Quem tem medo de tragédias geralmente sofre porque não pode prever quando elas vão acontecer. Porém, é possível prevenir e aprender a encarar caso aconteça.
A pessoa que tem medo de mudanças pode estar preocupada com o desconhecido. Acredita que a mudança será difícil de encarar e se adaptar. Isso pode acontecer quando mudamos de emprego, namorado (a), bairro, estado ou condição social.
Leia também | 10 estratégias para se sair bem em uma entrevista de emprego
Muitas pessoas têm um medo muito grande da morte pois não sabem o que vai acontecer depois. Esse medo pode levar as pessoas a ter vários sentimentos. Entre eles, o medo da dor. Sentir temor de que a morte possa ser dolorosa ou sofrida.
Sentir medo da solidão, ou seja, acreditar que vai morrer sozinho e sem apoio. Tem pessoas que têm medo da perda. Quando elas perdem entes queridos ou coisas importantes na vida.
O medo da morte também pode causar incertezas como o que acontecerá depois da morte e sobre o que será deixado para trás.
Todos esses medos podem nos impactar e até paralisar nossa vida. Quando ele começa a atrapalhar seu dia a dia, é hora de trabalhá-lo, de modo que ele passe a não interferir mais de forma negativa na sua vida.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…