Você já ouviu aquela expressão, “nós somos o que comemos”? Essa expressão não poderia ser mais verdadeira quando falamos de nossa saúde e bem-estar. Mas e se te falarmos que a alimentação também está ligada à saúde mental, e mais especificamente à nossa memória?
Certo alimentos devem ser incluídos em nossa dieta, com o objetivo de garantir que o cérebro receba todos os nutrientes necessários para seu funcionamento, assim como para estimular sua mente. No entanto, outros alimentos devem ser evitados porque podem prejudicar negativamente a memória.
Hoje nós vamos explorar o impacto de sete alimentos prejudiciais à sua memória e forneceremos, ainda, algumas dicas muito importantes para que você possa cuidar da sua saúde mental, principalmente se você está começando a se sentir muito esquecido.
Os alimentos ultraprocessados — como biscoitos, embutidos, sorvetes e congelados — podem ser prejudiciais à saúde do cérebro.
Essa informação foi apresentada em um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity. Conforme a publicação, uma dieta rica em alimentos ultraprocessados por apenas um mês já provoca prejuízos como a perda de memória.
Em termos de risco ao cérebro, as frituras estão relacionadas à gordura saturada e colesterol. A gordura saturada danifica a barreira hematoencefálica, que é um complexo sistema de transporte que leva nutrientes ao cérebro.
Além disso, o colesterol presente em alimentos fritos, é um componente central para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
O consumo excessivo de álcool afeta o Sistema Nervoso Central, prejudicando a memória e a função cognitiva. O álcool interfere na comunicação entre os neurônios e pode levar à perda de células cerebrais.
Alimentos que apresentam a gordura trans, como, por exemplo, pipoca de microondas, podem se tornar verdadeiros vilões para as funções do cérebro e memória.
Um estudo publicado no jornal científico Neurology, mostrou duas consequências assustadoras ao se comer muita gordura trans, são elas:
Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Basel, na Suíça, mostra que a ingestão regular da bebida pode alterar a massa cinzenta do cérebro humano.
Conforme apresentado pelo estudo, mudanças notáveis foram observadas na massa cinzenta do cérebro, principalmente no lobo temporal medial direito, região que inclui o hipocampo, responsável pela memória.
O consumo excessivo de açúcar pode causar danos à memória e ao aprendizado. Um estudo realizado pela Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, identificou que a ingestão elevada de açúcar pode levar a problemas de cognição e redução do funcionamento cognitivo.
Os queijos, por serem alimentos ricos em gordura saturada, são grandes vilões para a memória. Alimentos com alto índice de gordura saturada acabam por danificar a memória, causando a inflamação do cérebro, além de prejudicar o hipotálamo.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…