Muitos brasileiros sonham em viver e trabalhar em outro país, contudo, apesar de ser o sonho de muita gente, esse é um sonho um tanto quanto distante para uma boa parcela da população, devido às burocracias e barreiras impostas por outros países ao receberem imigrantes.
Contudo, mesmo não sendo uma tarefa fácil, existem alguns países que facilitam a entrada de brasileiros não exigindo visto para morar, o que facilita e muito o processo de adaptação e migração.
Se o seu sonho é mudar de país, mas você estava preocupado com as exigências, vamos conhecer agora, alguns dos países onde os brasileiros podem viver sem aquela burocracia toda de ter que se encaixar em determinadas regras para tentar tirar o visto para moradia.
Leia também | 15 países onde brasileiros podem comprar cidadania
Sim, é totalmente possível viver em outro país sem a necessidade visto, contudo, não são todos países, logo, é preciso ficar muito atento a esta questão, além disso, é fundamental se atentar as exigências impostas por cada país, isso porque, muito embora algumas muitas pessoas consigam viver em outro país, não são todos que conseguem devido as regras locais.
Contudo, é muito importante discernir entre uma visita turística e uma residência de longo prazo. Embora alguns países sejam mais flexíveis para turistas, permanecer por um tempo prolongado ou ter a intenção de trabalhar pode demandar documentação adicional ou a obtenção de um visto de residência.
Portanto, enquanto é possível iniciar uma aventura no exterior sem visto, uma estadia duradoura e legal frequentemente requer o cumprimento de requisitos migratórios após a chegada ao país escolhido.
Agora que compreendemos a realidade sobre viver em outro país sem a necessidade de visto, chegou a hora de conhecermos então, quais são alguns dos países que oferecem essa possibilidade para os imigrantes, em especial para nós brasileiros.
Na América do Sul, alguns países têm facilitado a entrada de brasileiros que desejam viver no exterior, e isso é possível graças ao Mercosul. Uruguai, Argentina e Paraguai estão entre esses países, onde os brasileiros não precisam de visto para morar. Abaixo, apresentamos detalhes sobre cada um deles.
Uruguai
Nosso vizinho Uruguai oferece visto de dois anos para brasileiros, concedido a quem deseja trabalhar, estudar ou investir no país. Esse visto pode ser renovado, e há diversas vantagens para estrangeiros que pretendem investir no solo uruguaio. Se a ideia é empreender, o Uruguai se mostra como uma excelente opção.
Argentina
Os brasileiros adoram visitar Buenos Aires, mas já pensou em morar lá? A Argentina também está na lista de países que dispensam visto para morar. São dois anos de visto para estudo e trabalho, podendo ser renovado posteriormente. Destaca-se também o número crescente de estudantes brasileiros nas universidades argentinas.
Paraguai
No Paraguai, você ganha automaticamente dois anos de permanência. Embora a economia paraguaia possa não ser muito atrativa para residência permanente, fazer um curso ou aprender espanhol pode proporcionar uma ótima experiência.
Além desses, os cinco países associados ao Mercosul – Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru – também facilitam a residência temporária, mas é necessário solicitar um Visto de Residência Temporária do Mercosul (VITEM XIII).
Morar na Europa é um sonho para muitos brasileiros, e Portugal é frequentemente a primeira opção. Apesar da língua em comum, é necessário visto para morar em Portugal. Os tipos de visto incluem estudo, trabalho, renda própria (para aposentados), Golden visa (para investidores imobiliários) e empreendedorismo.
Veja os tipos de visto que você pode pedir:
Itália
A Itália também exige visto para morar, mas os descendentes de imigrantes italianos têm a oportunidade de obter cidadania italiana em até duas gerações anteriores. Com essa cidadania, é possível morar e transitar por todos os países da União Europeia.
Infelizmente, na América do Norte, é necessário solicitar visto tanto para turismo quanto para residência.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, o processo é conhecido por ser longo e complexo, com diferentes tipos de vistos para diversas finalidades, como intercâmbio, casamento com cidadão americano, trabalho especializado, atletas, artistas e investidores.
Canadá
No Canadá, embora existam muitas oportunidades, é preciso qualificação para trabalhar. Os vistos incluem opções para estudo, negócios, permissão de estudos, Super Visa para pais e avós de residentes no Canadá, e permissão de trabalho. O inglês fluente, formação universitária e pós-graduação são pontos importantes para quem busca residência no Canadá.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…