Categorias: ChamadasCultura POP

6 novelas mexicanas que fizeram sucesso no Brasil

Nos anos 80 o SBT surpreendeu o público exibindo no seu horário a novela mexicana “Os Ricos Também Choram”. O que parecia improvável de acontecer acabou se tornando realidade. Os brasileiros se apaixonaram pelos folhetins carregados de muito drama e choradeira.

A novela mexicana até os dias atuais tem como grande  trunfo o vilão ou a vilã que inferniza a vida do mocinho ou da mocinha. Os autores mexicanos conseguem criar histórias com muitas reviravoltas, romance e planos de vingança que mexem com o telespectador. O que ajudou a novela mexicana a fazer sucesso no Brasil é devido aos dubladores que conseguem passar toda emoção para o público.

Veja 10 novelas mexicanas que conseguiram conquistar o público brasileiro.

Império de Mentiras (2020)

Império de Mentira (2020) / Imagem de Divulgação

Angelique Boyer é uma das atrizes mexicanas mais queridinhas do Brasil. Ela consegue viver vilãs e mocinhas de uma forma genial. Quem não se lembra da perversa Teresa, uma mulher ambiciosa que é capaz de pisar nas pessoas só para conseguir o que quer.

Uma outra personagem que deu destaque a atriz foi Elisa Cantú, na novela “Império de Mentiras”. Trama escrita por Giselle González para a Televisa. Sendo exibida pelo canal Las Estrellas de 14 de setembro de 2020 a 17 de janeiro de 2021. 

Essa trama é uma adaptação da telenovela turca chamada “Kara Para Aşk” de 2014. “Império de Mentiras” está disponível no catálogo do Globoplay.

Elisa Cantú, uma bela e bem-sucedida curadora de arte, nunca imaginou que sua viagem de Nova York  para o México, onde iria comemorar seu aniversário com a família, terminaria em uma tragédia inesperada que mudaria sua vida para sempre.

O destino a leva a conhecer Leonardo Velasco (Andrés Palacios), um atraente, honesto e corajoso policial apaixonado por Julia (Jessica Decote), uma simples professora. Leonardo propôs casamento a Julia naquela mesma noite quando soube que estavam esperando o primeiro filho.

 No entanto, após uma noite feliz, Leonardo testemunha uma descoberta devastadora: o corpo sem vida de sua noiva jaz ao lado de Augusto Cantú (Enrique Singer), um empresário milionário e pai de Elisa.

Essa trama cheia de suspense, corrupção e segredos promete prender a atenção dos telespectadores. 

Cair em tentação (2017)

Cair em tentação (2017) / Imagem de Divulgação

“Cair em Tentação é uma telenovela mexicana produzida por Giselle González para a Televisa. Ela foi exibida pelo canal Las Estrellas de 18 de setembro de 2017 a 11 de fevereiro.  A história é uma adaptação da telenovela argentina “Amar, después de amar”. No Brasil está disponível no Globoplay.

A amizade de dois casais desencadeia uma infidelidade que vai além do que eles imaginavam.

A paixão não pede permissão para chegar, e apenas três anos são suficientes para acabar com 20 anos de casamento.

A investigação revela que Damián Becker (Gabriel Soto), 45 anos, estava dirigindo na estrada do Valle de Bravo quando sofreu um acidente. Ele não estava sozinho; uma mulher estava com ele, mas ela desapareceu misteriosamente.

No elenco estão além de Gabriel Soto, Silvia Navarro como Raquel Cohen Nasser de Becker  Adriana Louvier como Carolina Rivas Trejo de Alvarado, esposa de Santiago e amante de Damián. Carlos Ferro como Santiago Alvarado Flores que ao longo da história se apaixona por Raquel.

Traição, tragédia e um crime em que todos podem ser culpados fazem parte dessa história. Ninguém é inocente, e quem você menos espera pode ser quem você nunca imaginaria.

Os Ricos Também Choram (2022)

Os Ricos Também Choram (2022) / Imagem de Divulgação

“Os Ricos Também Choram” é uma telenovela mexicana produzida por W Studios e Carlos Bardasano para **Televisa Univision. Ela foi exibida no canal Las Estrellas entre 21 de fevereiro  e 13 de maio de 2022. Foi exibida pelo SBT e está disponível no Globoplay. Essa telenovela é um reboot  do clássico homônimo de 1979 e é a quarta produção da franquia Fábrica de sueños.

A trama é centrada em Mariana (Claudia Martín), uma jovem corajosa e humilde que lida com a solidão e o desamparo desde que perdeu a madrinha. Paralelamente, os membros da rica e aparentemente glamourosa família Salvatierra precisam lidar com seus próprios dramas pessoais. 

Luis (Sebastián Rulli) enfrenta o desprezo do próprio pai, Alberto (Guillermo García Cantú), um dos empresários mais poderosos do México.

Um dia, a pedido do padre Guillermo, Alberto consegue para Mariana uma oportunidade no Consórcio Salvatierra. Ela, muito agradecida, comparece ao RH da empresa e acaba sendo assediada pelo chefe do departamento. 

No estacionamento do edifício, depara-se com Alberto tendo uma convulsão após uma discussão com Luis (Sebastián Rulli) e o socorre. Ao chegar em casa, Mariana acaba sendo despejada pelo senhorio e, grato pela ajuda da moça, Alberto a acolhe em sua casa, além de demitir o chefe de recursos humanos e a contratar diretamente para trabalhar na Salvatierra.

No casarão da família, Mariana conhece Luis e os dois acabam se apaixonando. Ele, além de se atrair por várias virtudes de Mariana, encontra nela um amor verdadeiro e sincero.

Café com Aroma de Mulher (2021)

Café com Aroma de Mulher (2021) / Imagem de Divulgação

“Café com Aroma de Mulher” é um remake da novela clássica de 1994. A série conta a história de amor entre a trabalhadora rural Gaviota (Laura Londoño) e Sebastián (William Levy), um herdeiro da aristocracia cafeeira. O cenário se desenrola na Fazenda Casablanca, onde esses personagens vivem uma linda e conturbada história de amor. 

Se você gosta de romances, essa série pode ser uma ótima escolha para assistir na Netflix.

Amar a Morte (2018)

Amar a Morte (2018) / Imagem de Divulgação

“Amar a Morte” é uma telenovela mexicana que foi escrita por Leonardo Padrón para a Televisa e Univision. Produzida pela W Studios em colaboração com Lemón Films, a novela estreou na Univision em 29 de outubro de 2018.

No México, foi exibida pelo canal Las Estrellas de 5 de novembro de 2018 a 3 de março de 2019. No Brasil está disponível no Globoplay.

A trama gira em torno de Lucía Borges Duarte de Carvajal (Angelique Boyer), que se casou com o milionário Léon Carvajal (Alexis Ayala) com o objetivo de enriquecer. No entanto, no dia do casamento, Léon é assassinado brutalmente. Simultaneamente, nos Estados Unidos, o assassino Macario “El Chino” Valdés (Michel Brown) é executado na cadeira elétrica. 

Por um acidente de carro, o professor de antropologia Beltrán Camacho** (Arturo Barba) também perde a vida. O que acontece a seguir é uma reviravolta sobrenatural: a alma de Léon transmigra para o corpo de Macario, e a alma de Macario transmigra para o corpo de Beltrán. Agora, Léon retorna e se infiltra na família Carvajal como motorista, determinado a descobrir quem é o verdadeiro culpado por seu assassinato.

Leia também | Você já teve um amor à primeira vista?

A Usurpadora (1998)

A Usurpadora (1998) / Imagem de Divulgação

Não se pode falar de novelas mexicanas que fizeram sucesso no Brasil, sem citar “A Usurpadora”. 

A história gira em torno de duas mulheres fortes presas em um inusitado embate de vidas. Paulina (Gabriela Spanic) é inteligente, humilde e carinhosa, mas nunca completou seus estudos devido a cuidar de sua mãe doente. Enquanto trabalha em um banheiro do clube, inesperadamente encontra uma mulher que parece idêntica a ela: Paola Bracho (Gabriela Spanic).

Paola, frustrada e cansada de viver com sua família da qual detesta a todos, resolve viajar para se divertir com um de seus amantes, Luciano Alcântara (Mario Cimarro), e nessa viagem encontra Paulina em um toalete de senhoras. Ela vê na jovem uma oportunidade perfeita de se ver livre de sua família, então planeja uma usurpação – ela propõe a Paulina que se passe por ela durante um ano na mansão da família Bracho. 

Para obrigar a moça a aceitar o seu diabólico plano, arma-lhe uma armadilha chantagista, acusando-a de lhe ter roubado uma joia sua e se Paulina não aceitar se passar por ela, a colocará atrás das grades definitivamente.

Ao se passar por Paola, Paulina acaba se apaixonando por Carlos Daniel (Fernando Colunga).

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás