6 exercícios mentais para superar a insegurança

A insegurança pode ser um obstáculo significativo na vida pessoal e profissional de uma pessoa. Sentir-se incapaz ou não ser bom o suficiente pode levar a uma dependência da aprovação dos outros, afetando a autoconfiança e a autoestima.

Essa falta de confiança em si mesmo também pode influenciar a forma como os outros percebem essa pessoa, criando uma atmosfera de desconfiança e subestimação de suas habilidades. No entanto, existem maneiras de lidar com a insegurança e cultivar uma mentalidade mais positiva. A autorreflexão é uma ferramenta poderosa, permitindo que você repense suas ideias e sentimentos, e se perceba com mais clareza.

Além disso, exercícios mentais simples podem ajudar a fortalecer a confiança em si mesmo e elevar a autoestima. Ao reconhecer suas próprias qualidades e habilidades, você se torna menos dependente da aprovação dos outros e pode começar a confiar em seu próprio potencial.

1. Aprenda a lidar com a frustração

Aprender a lidar com a frustração é fundamental para vencer a insegurança. É preciso compreender que as coisas podem não ser exatamente como você quer, e que não é preciso desistir por isso, mas sim, aceitar e buscar novos caminhos.

2. Analise os seus medos

Muitas vezes a insegurança está diretamente ligada ao nossos medos. Logo, é fundamental verificar se esses medos de fato condizem com a realidade, como o receito de não ser aceito. Evite a privação de situações sem nem ao menos saber se o que você teme vai ou não acontecer.

Leia também | 5 hábitos que todas as pessoas inseguras tem em comum

3. Aceite suas características

Para superar nossas inseguranças precisamos aceitar quem somos, aceitar nossas características, mesmo aquelas que não gostamos. É preciso viver em paz com elas, sem julgá-las constantemente, afinal, elas fazem parte de quem você é, e remoer isso, só trará prejuízos.

4. Pare de se excluir

Para superar a insegurança você precisa para de se excluir de grupos ou de pessoas. Normalmente, a falta de autoestima pode levar a um medo de se relacionar, e aí a própria pessoa acaba se excluindo, achando que o outro é quem está excluindo.

5. Tome o controle das críticas

Você precisa parar de se inundar de críticas, uma pessoa que vive se criticando não consegue tomar boas decisões. Se a crítica veio de outra pessoa, mantenha o diálogo e a ponderação, aprenda a avaliar se a crítica está sendo construtiva ou destrutiva.

6. Descontrua-se

Você precisa aprender a desconstruir seus ideais dos quais já pré-estabeleceu sobre si mesmo. Crie uma lista com essas crianças que são frutos da sua insegurança, como “nunca serei nada na vida” ou “não sou bom o suficiente”. Feito isso, busque fatos que colocam em contradição essas frase negativas.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

10 dicas para aumentar sua autoestima e se sentir mais feliz

Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…

9 meses atrás

10 vilões de filmes famosos nos anos 80 e 90 que marcaram época

Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…

9 meses atrás

10 países com a maior concentração de milionários no mundo

Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…

9 meses atrás

20 erros de português que todo brasileiro comete

Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…

9 meses atrás

12 profissões que devem sofrer com demissões nos próximos anos

O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…

9 meses atrás

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…

9 meses atrás