Você já pensou o que é que torna uma pessoa atraente? Talvez, no primeiro momento você até pode pensar que se trata da beleza física, contudo, essa é uma resposta um tanto quanto equivocada, e que pode ser comprovada a partir da ciência.
Conforme um estudo realizado na Queen’s University, no Canadá, existem alguns pontos onde a atração está ligada a um conjunto de fatores, que são muito mais relevantes do que um ponto em si, isoladamente, como, por exemplo, a beleza física.
A pesquisa foi além, e descobriu que ainda mais importante que a aparência, nossa postura, a maneira como nos movimentamos, diz muito mais sobre o poder da sedução. Principalmente a naturalidade com que fazemos as coisas.
De maneira geral, a conexão entre indivíduos é um fenômeno um tanto quanto complexo, influenciado por uma interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. No entanto, na exploração do “mistério da atração”, os pesquisadores identificaram as seguintes características e habilidades significativas.
Vejamos a seguir sete comportamentos revelados pela ciência, que pode transformar qualquer pessoa em alguém mais atraente, confira:
O sorriso representa uma das formas mais simples e poderosas de expressão na comunicação humana. Estudos evidenciam que pessoas que sorriem são percebidas como mais atrativas e amigáveis. Adicionalmente, esse gesto genuíno é capaz de desencadear a liberação de endorfinas no cérebro, proporcionando uma sensação de bem-estar e tranquilidade.
Além do sorriso, o senso de humor também desempenha um papel significativo na atração interpessoal. Indivíduos com um bom senso de humor são considerados mais inteligentes, criativos e sociáveis. O compartilhamento de risadas também fortalece os laços entre as pessoas e contribui para a formação de uma conexão mais profunda.
A confiança representa um traço de grande importância nos relacionamentos entre pessoas. Aqueles que exibem confiança são tidos como mais cativantes, uma vez que irradiam autoestima, habilidade e um sentimento de segurança pessoal. No entanto, é crucial enfatizar que a confiança autêntica é substancialmente diferente da arrogância, que pode afastar os outros.
Leia também | Veja como as pessoas se apaixonam por você de acordo com o seu signo
A atração que sentimos por alguém está intrinsecamente ligada à nossa capacidade de compreender as emoções e intenções dos outros. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Lübeck e publicada na revista PNAS revelou que essa habilidade de compreender os sentimentos e objetivos de alguém desempenha um papel fundamental no sucesso das interações sociais.
O estudo envolveu uma amostra de 90 participantes que assistiram a vídeos nos quais mulheres expressavam medo ou tristeza. Durante o experimento, a atividade cerebral dos participantes foi monitorada para avaliar suas respostas emocionais.
A cor vermelha possui uma conexão intrínseca com a atração e a paixão em diversas culturas. Estudos têm revelado que a presença dessa tonalidade em roupas ou acessórios pode ampliar a percepção de atratividade de uma pessoa. Essa ligação pode ser atribuída às associações culturais e biológicas com o vermelho, uma cor frequentemente vinculada ao amor, ao romance e à vitalidade.
No livro “The Origins and Power of Female Body Shape”, o professor David Bainbridge da Universidade de Cambridge desvendou que os homens valorizam a inteligência das mulheres muito mais do que a aparência física.
Adicionalmente, segundo as pesquisas do professor, os homens também procuram simetria nas características faciais e corporais, além de uma relação entre cintura e quadris que denote uma cintura fina. No entanto, eles também apreciam mulheres com coxas e nádegas mais volumosas, pois isso sugere que a mulher tenha armazenado gordura suficiente durante a puberdade para suprir as necessidades de um bebê em crescimento.
Da mesma forma que a autoconfiança, a inteligência pode indicar adaptabilidade, habilidade para resolver problemas e potencial para alcançar sucesso em diferentes aspectos da vida, o que pode ser uma característica atrativa para possíveis parceiros.
Um estudo conduzido em 2016 pela Universidade de Nottingham revelou que sussurrar ao ouvido pode ser uma maneira eficaz de cultivar intimidade e atração entre indivíduos. A comunicação em tom suave desencadeia uma resposta emocional e pode intensificar a sensação de proximidade entre duas pessoas, especialmente durante momentos de maior intimidade.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…