Você que está procurando emprego, já parou para se perguntar, o que os recrutadores mais avaliam na hora de analisar o currículo? Muito provavelmente você deve achar que o principal analisado são suas experiências e formação, certo? Claro que esse é o ponto principal, mas está longe de ser tudo.
Existem vários outros pontos profundamente avaliados pelos recrutadores, dessa maneira, saber quais são os itens mais avaliados, podem ajudar você a desenvolver um currículo muito mais chamativo que possa dar muito mais resultado na busca por um novo emprego.
Conversamos com alguns profissionais de recursos humanos para alinhar para você, quais são os itens mais analisados pelos recrutadores. Se você quer ter um currículo exemplar, então confira os aspectos mais importantes que você precisa se atentar na hora de produzir o seu currículo.
1. Experiências e formação
Claro que sua experiência no mercado de trabalho e sua formação, seja em curso superior, curso técnico ou outras especializações, são avaliados e são os itens mais importantes de qualquer currículo. Contudo, existe um famoso “pulo do gato” cometido pela maioria das pessoas.
Para tentar fazer um currículo resumido, principalmente para quem tem mais experiência, os profissionais acabam resumindo demais todas as competências, experiências e formações para caber no seu documento, contudo, pare e pense, se uma determinada experiência não tem relação alguma com a vaga, para que colocar?
Nesse sentido, é muito melhor você focar nas experiências e formações, as quais são ligadas a área ao qual você busca emprego, do que fazer algo resumido demais, com informações vagas, somente para “caber” tudo no documento sem que ele fique extenso demais.
Leia também | 6 coisas que você NUNCA deve fazer em uma entrevista de emprego
2. Formatação
A primeira impressão conta muito, inclusive para o seu currículo. Ele precisa ser visualmente limpo e organizado para facilitar a leitura do recrutador, que provavelmente tem centenas de outros para analisar. Uma boa formatação faz seu currículo se destacar.
3. Palavras-chave
Usar as palavras-chave corretas é essencial, tanto para chamar a atenção do recrutador quanto para passar pelos filtros de software de RH. A ausência de termos relevantes pode fazer seu currículo ser descartado. Descreva suas experiências anteriores usando palavras-chave que resumam suas habilidades e conquistas.
4. Objetividade
Um currículo excelente é direto e vai ao ponto. Inclua as datas de início e término (mês e ano) dos empregos anteriores e destaque seus principais projetos e resultados. A clareza e a objetividade permitem que o recrutador veja rapidamente o que você tem a oferecer.
5. Destaque suas forças
Para estágios ou posições de início de carreira, mencione cursos e atividades extracurriculares relevantes. Para cargos efetivos ou de gerência, foque em resultados e experiências específicas para a função. Adapte seu currículo para destacar seus pontos fortes e alinhe-o com o que a vaga exige.
6. Equilíbrio no conteúdo
Seu currículo deve ter a quantidade certa de informação: nem muito extenso, nem muito breve. Evite textos longos que dificultem uma leitura rápida e revise cuidadosamente para eliminar erros gramaticais, da mesma forma, evite resumir tudo de uma maneira que não seja possível compreender determinada informação.
Comentários estão fechados.