Os canhotos são um grupo pequeno em relação aos destros. Estima-se que apenas 10% da população mundial seja canhota, ou seja, um número absolutamente inferior quando comparados aos destros. Apesar de serem poucos, são super comuns e as pessoas até acham legal ver outras que sejam canhotas.
Contudo, nem sempre foi assim, na Idade Média, por exemplo, os canhotos podiam ser acusados de bruxaria, além disso, o uso da mão esquerda foi associado durante muito tempo ao diabo e a outras maldades. Felizmente os canhotos já não são mais perseguidos.
Estudos mostram que o status de canhoto é definido ainda no útero da mãe, com cerca de 40 genes contribuindo para a lateralidade, embora outros fatores possam desempenhar um papel significante, como a influência cultural, o ambiente pré-natal ou o puro acaso.
No entanto, um fato curioso é que existem algumas coisas com as quais os canhotos possuem mais facilidades do que os destros, não estamos falando que os destros não são capazes de algumas coisas, apenas que os canhotos parecem predispostos a realizar algumas coisas com mais facilidades. E aqui estão algumas delas.
Certamente, você já ouviu falar na divisão do cérebro humano em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. De acordo com a tradição, o lado esquerdo é responsável pelo controle motor dos destros, enquanto os movimentos dos canhotos são comandados pelo lado direito. Tradicionalmente, associava-se o hemisfério direito a habilidades criativas, abrangendo campos como arte, música, percepção e, até mesmo, genialidade em geral.
Essa suposta variação na dominância cerebral foi apontada como explicação para a inclinação de muitos canhotos em direção a passatempos e carreiras criativas. Entre os artistas canhotos encontramos figuras como Leonardo da Vinci (embora a possibilidade de ele ter pintado com a mão esquerda devido a um defeito seja considerada), Raphael, Maurits Cornelis Escher, e músicos influentes como Jimi Hendrix, Paul McCartney, Tony Iommi do Black Sabbath e Dick Dale.
Entretanto, não há clareza absoluta quanto à existência de uma conexão direta entre lateralidade e criatividade. Na verdade, faltam evidências científicas sólidas para respaldar essa teoria de longa data. Além disso, compreendemos agora que o cérebro é mais complexo do que se imaginava inicialmente, e ambos os hemisférios desempenham papéis na promoção da criatividade, embora de maneiras distintas.
Um estudo, contudo, observou que os homens canhotos se destacam no pensamento divergente, a habilidade de apresentar ideias novas e interessantes com base nas informações disponíveis. Isso contrasta com a maioria das pessoas, que são pensadoras convergentes, abordando os problemas de maneira “ou/ou”.
Homens canhotos com formação universitária podem ter uma taxa de ganhos 15% maior do que seus colegas destros, de acordo com estudos. No entanto, pesquisas mais recentes sugerem uma complexidade maior, indicando que os canhotos podem ter rendimentos anuais 10-12% mais baixos, possivelmente devido a fatores emocionais/comportamentais e diferenças cognitivas.
Leia também | 7 costumes brasileiros que você NÃO deve fazer em outros países
A aptidão dos canhotos para o pensamento divergente se destaca em tarefas complexas de resolução de problemas matemáticos, de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology em 2017. Especialmente em adolescentes do sexo masculino canhotos, essa habilidade criativa se destaca, revelando uma abordagem única para desafios matemáticos.
Canhotos muitas vezes recuperam a fala mais rapidamente após um AVC, pois são menos dependentes do lado esquerdo do cérebro. Esta vantagem se estende à negligência espacial, proporcionando uma recuperação muito mais rápida.
Em 1977, alguns pesquisadores levantaram a hipótese que sugere que mais estudantes canhotos concluem com sucesso programas de arquitetura, destacando-se em áreas acadêmicas como design. A habilidade dos canhotos no pensamento e percepção tridimensional pode contribuir significativamente para o sucesso nessa profissão.
Pesquisas indicam que os canhotos podem ser motoristas mais seguros, causando menos acidentes do que os destros. A Zebra (uma agência online de seguros de automóveis dos EUA) financiou o Center for Handedness Research, que analisou os hábitos de direção de 1.500 motoristas ao longo de uma década para chegar a essa conclusão.
Essas observações sugerem uma diversidade fascinante nas habilidades e vantagens associadas aos canhotos, destacando sua influência positiva em várias áreas da vida. Embora algumas conexões ainda careçam de evidências conclusivas, a singularidade dos canhotos continua a intrigar e inspirar.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…