Se você é um idoso ou cuida de algum idoso, é extremamente importante que você se atente aos medicamentos que são tomados. Isso porque, apesar de ter um viés de tratamento, alguns medicamentos devem ser evitados pelas pessoas que se encontram na terceira idade.
São medicamentos que causam os mais diversos efeitos colaterais, desde a alteração nos exames de sangue, como até mesmo, efeitos ligados a quedas e esquecimentos frequentes nos idosos.
Lembre-se que, caso você esteja tomando algum dos medicamentos que vamos apresentar a seguir, é recomendado trocar uma ideia com o seu médico para auxiliar em qualquer possível colateral que esteja sofrendo (caso esteja sofrendo com algum), ou ainda para evitá-los.
Os anti-inflamatórios não esteroidais são eles: diclofenato, ibuprofeno, nimesulida, etc.
Esses anti-inflamatórios não esteroidais podem aumentar a chance do sangramento digestivo, ou uma úlcera no estômago, por exemplo, aumentar a pressão arterial, ou piorar uma hipertensão já existente, então cuidado com esses medicamentos, principalmente quando falamos em uso prolongado, ou seja, mais do que 5 dias.
Os multivitamínicos são utilizados em larga escala pelos idosos, seja por ideia do próprio idoso, quanto de amigos que falam das vantagens destes medicamentos.
Entretanto, esses remédios podem ser perigosos, tendo em vista que quando você ingere vitaminas em excesso, elas podem alterar alguns exames dando falsos diagnósticos.
Além disso, o excesso de algumas vitaminas podem alterar a absorção de outros nutrientes, como é o caso da biotina, mais conhecida como vitamina b7, que pode alterar o exame da tireóide.
Os anti-histamínicos, principalmente os de primeira geração, ou seja, antialérgicos, são eles: difenidramina, hidroxizina, etc.
Esses medicamentos são muito utilizados para enjoos, tontura ou ainda alergias. Entretanto, esses medicamentos podem causar sonolência, prisão de ventre, constipação, retenção urinária, problemas que podem atrapalhar muito a vida dos idosos.
Vale lembrar que as chances de queda podem acabar acontecendo com mais frequência nos idosos, devido à sonolência causada pelos anti-histamínicos.
Os relaxantes musculares são eles: ciclobenzaprina, carisoprodol, etc.
Esses relaxantes musculares também podem causar sonolência, inclusive no dia seguinte, ficando, com efeito residual no outro dia, logo, mesmo ao tomar o medicamento ao dormir, fique atento ao próximo dia.
Esses medicamentos podem aumentar o risco de queda, logo, o recomendado é que você só tome se tiver indicação médica.
Os benzodiazepínicos, ou seja, remédios para dormir também utilizados para dormir, são eles: diazepam, clonazepam, bromazepam, alprazolam.
Esses medicamentos podem causar problemas de esquecimento, aumentam as chances de quedas, dos idosos terem uma fatura, por exemplo.
As fases do sono também podem ser comprometidas. Logo, caso esteja tomando estes medicamentos, é recomendado conversar com o médico, se é possível trocar este remédio.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…