A rotina de trabalho desgastante, a correria do dia a dia, o excesso de cobranças externas e internas, são fatores que contribuem muito para o estresse. No entanto, é preciso ter muito cuidado, afinal de contas, o estresse pode prejudicar sua qualidade de vida, e ainda predispondo você a doenças.
Procurar maneiras de como aliviar o estresse é uma forma de manter o autocuidado. E uma maneira muito interessante para esse cuidado, está relacionado a Medicina Tradicional Chinesa, que sustenta que nosso corpo possui uma rede de pontos que podemos acessar toda energia circulante.
Hoje nós vamos apresentar cinco pontos do seu corpo, conforme explica a Medicina Chinesa, que podem ajudar vocês a aliviar o estresse e controlar suas emoções. Essa automassagem pode ser realizada a qualquer momento, principalmente quando sua mente está inquieta e você se sente mais “pilhado”.
Normalmente as pessoas associam o estresse a problemas emocionais, entretanto, essa condição não só traz problemas emocionais como pode causar diversos efeitos extremamente negativos para o corpo, confira:
Como o estresse afeta os músculos
Quando o corpo está sob estresse, os músculos tendem a ficar tensos como uma forma de proteção contra lesões e dores. Se essa tensão persiste por um longo período, pode desencadear diversas reações, tais como dores de cabeça, enxaquecas, dor na parte inferior das costas e nos membros superiores.
Como o estresse afeta o sistema respiratório
O estresse e emoções intensas podem desencadear vários sintomas respiratórios, como falta de ar e respiração acelerada, pois a ativação do sistema de luta ou fuga faz com que as vias aéreas entre o nariz e os pulmões se contraiam.
O estresse agudo — definido pela APA como um impacto emocional muito forte e repentino — pode causar ataques de asma ou hiperventilação, o que pode levar a ataques de pânico.
Como o estresse afeta o sistema cardiovascular
O estresse provoca aumento na frequência cardíaca, contrações mais intensas do músculo cardíaco e elevação da pressão arterial.
O estresse crônico, ou seja, o estresse constante experimentado por um longo período, conforme a APA, pode contribuir para problemas a longo prazo no coração e nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de hipertensão, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
Como o estresse afeta o sistema gastrointestinal
No estômago e no intestino, o estresse pode desencadear dor, inchaço, náuseas e outros desconfortos, além de estar associado a mudanças na microbiota intestinal (conjunto de bactérias que vivem no órgão). Em casos mais graves, o estresse pode causar vômitos, aumento ou diminuição do apetite, diarreia ou constipação.
Leia também | 7 doenças que você pode desenvolver pelo estresse do seu trabalho
Vamos conhecer cinco pontos do seu corpo que você pode pressionar para aliviar o estresse a partir de agora. Confira:
1. Meio da testa
O ponto Yintang, localizado entre as sobrancelhas, quando estimulado, ajuda a acalmar e aliviar os sintomas da ansiedade. Feche seus olhos e pressione o meio da testa por alguns segundos, respirando profundamente.
2. Prega interna do punho: 1º ponto
O punho possui três pontos muito importantes para o tratamento da ansiedade, tão significativos conhecidos como a “linha da calma”. O primeiro desses pontos é chamado de Shenmen, localizado na prega de flexão ventral do punho, na altura do dedo mindinho.
Esse ponto é responsável por cuidar da inquietação e angústia, além de acalmar a mente e abrir a porta do coração para novas experiências. Para utilizar esse ponto, feche os olhos e pressione-o suavemente com o polegar, fazendo movimentos circulares enquanto respira profundamente.
3. Prega interna do punho: 2º ponto
Já o segundo ponto, chamado de Daling, fica entre os dois tendões (flexor radial do carpo e palmar longo). Através deste ponto é possível tratar a palpitação e a sensação de opressão no peito, o que permite que vejamos as coisas por outra perspectiva.
Para se utilizar esse ponto, você deve fechar os olhos e pressionar o ponto com seu polegar, realizando movimentos circulares e respirando profundamente.
4. Prega interna do punho: 3º ponto
Já o terceiro ponto da linha da calma é conhecido como Taiyuan. Através deste ponto, sentimos o pulsar da artéria radial. Normalmente, esse ponto é indicado para tratar a respiração, descongestionamento do tórax, ajuda a melhorar a tosse e dor de garganta, além de aliviar a ansiedade.
Feche seus olhos e pressione o ponto com seu polegar, realize movimentos circulares, respirando profundamente.
5. Topo da cabeça
O ponto localizado bem no meio do crânio, chamado de Baihui, quando pressionado eleva a mente, acalma as emoções e ainda beneficia nossos sentidos. Para utilizar esse ponto, feche seus olhos e aperte com os dois dedos indicadores por alguns segundos, respirando profundamente.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…