O ano de 2024 promete ser um ano incrível; será um ano de transformações impulsionadas pela tecnologia que remodelará nosso mundo de maneiras inéditas. Desde a maneira como vivemos nossas vidas até os avanços revolucionários na área da saúde, vamos ter a possibilidade de passar por diversas mudanças.
Diante desse cenário, nós decidimos explorar algumas tecnologias emergentes que podem despontar ainda em 2024, conforme divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.. Cada uma dessas novas tecnologias representa uma peça importante para a transformação do nosso futuro.
Descobrir quais serão essas tecnologias nos permitirá estar atento as novas tendências, assim como também poderemos testemunhar mais de perto as inovações que podem mudar os rumos futuros.
Uma tendência esperada para 2024 é a do lançamento de baterias flexíveis. Essas baterias têm a capacidade de se flexionar e dobrar, proporcionando uma solução crucial para os dispositivos cada vez menores que fazem parte do nosso cotidiano. Sua habilidade de se adaptar a diferentes formatos torna-as ideais para a tecnologia vestível e eletrônicos compactos, superando o desafio de integrar fontes de energia em espaços pequenos e não convencionais.
A Inteligência Artificial (IA) generativa conquistou o mundo em 2023 e deixará de ser uma tecnologia de nicho para se tornar algo totalmente acessível em 2024. Neste ano, não estamos apenas testemunhando avanços tecnológicos, mas sim uma verdadeira revolução nos locais de trabalho e o surgimento de novas indústrias.
Analistas preveem que até 2024, o processamento de linguagem natural (PNL), um subconjunto da IA generativa, possibilitará que empresas lidem de forma mais eficaz com dados não estruturados. Isso abre portas para equipes de sucesso do cliente e marketing extrairem insights valiosos e tomarem decisões informadas com base em dados.
A ascensão do Chief AI Officer (CAIO) é uma evidência clara dessa mudança. Com a Inteligência Artificial Geral (IAG) à beira da predominância e a expectativa de se tornar mais proeminente em ambientes corporativos, a função do CAIO é crucial para estrategizar e gerenciar a implementação da IA nas organizações.
Além disso, com a maior parte do trabalho agora centrado em aplicações SaaS, a segurança da identidade tornou-se uma ameaça primordial, exigindo um foco mais acentuado na arquitetura de confiança zero, que concede acesso ao usuário com base no comportamento em tempo real e detecção de ameaças.
Leia também | 10 tecnologias dos anos 80/90 que todo mundo sonhava em ter
Em 2024 poderemos ter um marco significativo na transformação da indústria da aviação em direção à sustentabilidade. O Combustível de Aviação Sustentável lidera essa mudança, oferecendo uma alternativa mais ecológica ao combustível de aviação convencional.
Esse novo combustível reduzirá significativamente as emissões de carbono, será produzido a partir de recursos renováveis, como óleo de cozinha e materiais vegetais e não dependerá mais exclusivamente do petróleo bruto.
Apesar do metaverso não ter vingado como esperado, em 2024, espera-se que essa tecnologia transcenda seu papel tradicional em jogos e interações sociais, podendo se transformar em uma ferramenta poderosa para a saúde mental.
Os ambientes de realidade virtual (RV) dentro do metaverso proporcionam abordagens novas e envolventes para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Vamos explorar como isso pode fazer a diferença no próximo ano:
As sessões terapêuticas de RV oferecem um ambiente seguro e controlado para os pacientes, permitindo que os terapeutas simulem cenários e desafios da vida real. A imersão proporcionada pelo metaverso pode auxiliar no tratamento de condições como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade e fobias, expondo gradualmente os pacientes a seus desencadeadores em um ambiente controlado.
Pessoas em áreas remotas ou desfavorecidas podem agora acessar cuidados de saúde mental que anteriormente estavam fora de alcance.
A facilidade proporcionada pela Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o atendimento ao paciente e as práticas médicas. Ferramentas de diagnóstico baseadas em IA estão aprimorando a identificação de doenças e possibilitando uma medicina personalizada por meio da análise de dados e genética dos pacientes.
Suas capacidades preditivas permitem a intervenção precoce em problemas de saúde, enquanto chatbots e dispositivos da Internet das Coisas (IoT) com tecnologia de IA oferecem suporte e monitoramento contínuos aos pacientes. A área de imagens médicas também está experimentando avanços significativos devido à IA, resultando em uma detecção e tratamento mais eficazes de doenças.
A IA está acelerando a descoberta de medicamentos e simplificando as tarefas administrativas, aumentando a eficiência na prestação de cuidados de saúde. A integração da IA na telemedicina está ampliando o acesso aos cuidados de saúde, especialmente em áreas remotas. No entanto, o crescente uso da IA na área da saúde levanta preocupações éticas relacionadas à privacidade de dados e aos preconceitos algorítmicos, exigindo regulamentação rigorosa.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…