Atualmente estamos cada vez mais preocupados com nossa saúde, e indiscutivelmente um dos pontos mais importantes e que merecem uma atenção especial é a saúde dos rins.
Isso porque o rim é um órgão que desempenha uma importante função no organismo de filtrar e eliminar as substâncias que circulam pela corrente sanguínea.
Contudo, quando falamos da saúde dos rins e sua importância para o corpo, muitas vezes nem imaginamos que até mesmo alguns medicamentos podem prejudicar o desempenho dos rins.
Pensando nisso, hoje listaremos cinco medicamentos que muitas pessoas acabam tomando, mas que podem acabar prejudicando a saúde dos rins.
Vamos conhecer a seguir cinco medicamentos muito comuns que as pessoas normalmente tomam, mas que, infelizmente, podem prejudicar a saúde dos rins.
Muita gente sabe que o antibiótico é um medicamento que tem que ser levado a sério e, de fato, este é um tipo de medicamento que pode ser muito prejudicial aos rins quando utilizado em excesso.
O que leva o antibiótico a ser um inimigo da saúde dos rins, está na possibilidade do excesso causar lesões nos tecidos renais. Sendo assim, sempre busque orientação junto ao médico na hora de recorrer aos antibióticos.
Os anti-inflamatórios também são vilões para a saúde dos rins, principalmente os mais agressivos, tendo em vista que podem reduzir a capacidade de filtragem dos rins, ou seja, você poderá ter seu rim comprometido perdendo sua principal capacidade.
Pessoas que não possuem problemas renais podem tolerar tranquilamente o uso destes medicamentos, todavia, quem possui a saúde dos rins comprometida deve ficar de olho aberto.
Os analgésicos são medicamentos muito utilizados no país, entretanto, o uso excessivo deste medicamento pode comprometer as funções dos rins, principalmente em pessoas idosas, onde é mais comum a lesão renal devido à utilização de um medicamento que era muito utilizado nos anos 80.
Este medicamento é um pouco diferente. Isso porque, normalmente, as pessoas utilizam o contraste quando vão realizar algum tipo de exame, como as Tomografias computadorizadas, urografia, e outros.
Todavia, pessoas que possuem problemas renais devem evitar o contraste iodado quando realizam algum tipo de exame.
Por último, mas não menos importante, o uso prolongado de laxantes podem levar você a perda de sais minerais, o que poderá a longo prazo causar danos aos rins.
Os laxantes são seguros para a maioria das pessoas, todavia, se você tem histórico de problemas renais ou já é mais idoso, deve ficar longe deste medicamento, principalmente em uso prolongado.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…