O refrigerante faz parte da vida de milhares de pessoas. Muitas delas não conseguem fazer uma refeição importante como o almoço ou o jantar sem que esteja acompanhado de um belo copo gelado do seu refrigerante favorito.
No entanto, como a maioria das pessoas deve saber, o consumo excessivo dos refrigerantes podem trazer efeitos negativos para a sua saúde e seu bem-estar. Pensando nisso, hoje nós vamos trazer 5 problemas de saúde que muitas pessoas podem evitar somente cortando ou reduzindo o consumo da bebida.
Estudos têm mostrado uma relação entre o consumo regular de refrigerante e o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
A alta quantidade de açúcar, além da presença do xarope de milho com alto teor de frutose presente na bebida, pode levar ao aumento da pressão arterial, níveis elevados de colesterol e acúmulo de gordura abdominal, fatores que contribuem para problemas cardíacos.
Lembrando que as bebidas açucaradas estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol LDL (o “colesterol ruim”) e triglicerídeos, bem como à diminuição do colesterol HDL (o “colesterol bom”).
O consumo excessivo de refrigerantes também está relacionado ao desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Isso porque o alto teor de açúcar presente na bebida pode levar a uma resistência da insulina.
Como consequência, a resistência à insulina dificulta o controle adequado dos níveis de glicose no sangue. Vale destacar que a diabetes do tipo 2 se trata de uma condição crônica que pode acarretar em complicações para a saúde.
Os refrigerantes possuem em sua composição o ácido fosfórico que pode prejudicar os ossos, levando ao desenvolvimento da osteoporose. Esse ácido interfere na absorção de cálcio pelo organismo, enfraquecendo os ossos e aumentando o risco de osteoporose e fraturas ósseas.
O ácido fosfórico, falado anteriormente também é um grande vilão e causador das temidas pedras nos rins, assim como demais problemas renais, tendo em vista que para manter o equilíbrio do corpo, este ácido acaba sobrecarregando as atividades dos rins.
Existe um paralelo entre o consumo excessivo de refrigerantes e a obesidade. Alguns estudos indicam que para cada refrigerante bebido, o indivíduo tem 1,6 vezes mais chances de se tornar obeso.
O motivo para isto está atrelado ao xarope de milho que possui alta concentração de frutose presente nos refrigerantes, sendo um dos principais causadores da obesidade, devido à inibição da leptina, hormônio responsável por informar a saciedade ao corpo.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…