Talvez você não saiba, mas existem doenças da coluna que podem garantir ao trabalhador acesso à aposentadoria por invalidez paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Como de praxe, para garantir acesso à aposentadoria em caso de doença, é necessário que o problema de coluna seja grave, ou esteja em um estágio avançado que está impedindo o segurado de trabalhar.
Isso porque a premissa para garantir acesso à aposentadoria por invalidez é que a pessoa esteja permanentemente incapaz de trabalhar.
Nesse sentido, hoje apresentaremos as 5 doenças da coluna mais comuns que podem garantir direito a aposentadoria por invalidez ao segurado!
- Leia também: Veja como pedir a aposentadoria pelo Meu INSS
5 doenças da coluna que aposentam
Antes de apresentarmos as doenças, vale lembrar que para ter direito a aposentadoria por invalidez, além da invalidez decorrente do problema de coluna, o segurado deve se encaixar nos seguintes requisitos:
- Ter uma carência mínima de 12 meses.
- Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacita você, no período de graça ou recebendo benefício previdenciário (exceto Auxílio-Acidente).
Hérnia de disco
A hérnia de disco, que costuma afetar a região do pescoço, meio das costas e a região mais baixa das costas, é uma doença que pode garantir a aposentadoria por invalidez.
Osteofitose
A osteofitose se trata de uma doença onde aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. Popularmente conhecido como bico-de-papagaio.
Discopatia degenerativa
A discopatia degenerativa afeta os discos intervertebrais, que nada mais é do que a estrutura cartilaginosa entre as vértebras e a coluna.
Protusão discal
Essa também é uma doença que atinge os discos intervertebrais, no caso da protusão discal, existe uma distensão do anel fibroso que envolve os discos, todavia, sem que haja um rompimento das fibras, mas sim um desgaste e dilatação.
Cervicalgia
A cervicalgia é uma doença muito comum, mais conhecida como torcicolo. Na sua fase crônica ela pode garantir o afastamento do trabalhador pelo auxílio-doença caso necessite de mais de 15 dias de afastamento no trabalho.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.