Os benefícios do INSS possuem exigências que devem ser cumpridas para não ocorrer o cancelamento do mesmo.
É importante que você saiba que todos os benefícios do Instituto podem ser suspendidos caso sejam identificados erros ou irregularidades em sua concessão.
Como dito qualquer benefício pode ser suspenso, no entanto, hoje vamos te apresentar 5 desses benefícios que podem ser suspensos e alguns motivos que podem levar o beneficiário a ter a suspensão do seu pagamento.
Leia+: 3 situações onde é possível se aposentar sem ter a idade mínima
Confira agora quais são as principais situações que podem levar a suspensão do seu benefício do INSS:
A perícia deve ser realizada tanto no momento da obtenção do benefício como a cada 2 anos, sendo assim, se você for convocado para realização da perícia e não comparecer, o benefício será suspenso até a realização do procedimento.
Se o segurado for preso e está recebendo auxílio-doença, o mesmo terá seu benefício imediatamente suspenso, no entanto, assim que ele for solto seu auxílio volta a ser pago.
Pode ocorrer em qualquer benefício e o INSS envia uma notificação ao segurado, que deve se apresentar ao INSS cumprindo com as exigências na notificação, chamada defesa prévia que deve ser apresentada em até 30 dias ou ocorrerá a suspensão do benefício.
É obrigatório realizar a reabilitação profissional quando o segurado é encaminhado, deixar de comparecer ou não dar continuidade ao processo de reabilitação profissional, leva a suspensão do benefício.
Para obtenção do salário-família é necessário a apresentação do atestado de vacina e comprovação de frequência escolar ou o benefício pode ser suspenso.
O auxílio-reclusão é pago aos dependentes do preso. Se o recluso fugir da prisão, o benefício é suspenso imediatamente. Quando ele voltar para a cadeia, o benefício volta a ser pago.
As mulheres que recebem aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença terão seus benefícios suspensos se receberem salário-maternidade. A suspensão permanecerá em vigor enquanto ela receber o salário-maternidade.
Se a pessoa é beneficiária da pensão por morte e for investigada pela morte do segurado que deu origem ao benefício, terá o benefício suspenso até o fim da investigação.
O beneficiário do BPC/LOAS deve manter sempre seu cadastro no CadÚnico atualizado e essa atualização deve ser feita a cada dois anos, se a atualização não for realizada em até 60 dias após a notificação do INSS, o benefício é cancelado.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…