Uma das maiores conquistas dos brasileiros é o acesso à aposentadoria paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
No entanto, assim como qualquer outro benefício, para ter acesso à aposentadoria é necessário se encaixar e manter nas regras exigidas para sua concessão.
Nesse sentido, um assunto que acaba gerando dúvidas para os aposentados é o que poderia levar o segurado a ter sua aposentadoria cancelada? Será que existem regras específicas para manter o benefício?
Ter essas dúvidas é natural e mais importante do que isso, é fundamental que as pessoas conheçam as situações que podem levar o INSS a cancelar sua aposentadoria, para que seja possível evitar qualquer problema futuro.
O INSS pode cortar minha aposentadoria?
Sim! O INSS pode cortar sua aposentadoria, independente do seu benefício ter sido concedido a anos ou somente a poucos meses.
Entretanto, é extremamente importante explicar que nenhuma aposentadoria pode ser cancelada porque o INSS simplesmente quer cancelar o seu benefício.
Sendo assim, o INSS somente cancela sua aposentadoria caso exista um motivo para tal situação, motivo esse que vamos apresentar a seguir.
Motivos que podem levar ao cancelamento da aposentadoria
Como dito anteriormente, você não deve ficar preocupado, afinal de contas o INSS não cancela sua aposentadoria simplesmente porque quer.
Caso seu benefício foi devidamente concedido, com todas as documentações e informações reais, além do valor correto, não há o que temer.
Isso porque, normalmente, o INSS acaba cancelando benefícios que possuam suspeitas de irregularidade, seja nas informações prestadas quanto nos documentos apresentados.
No entanto, vale lembrar que o INSS possui um prazo de 10 anos para identificar possíveis falhas na concessão das aposentadorias.
Logo, caso o seu benefício tenha sido concedido a mais de 10 anos, em hipótese alguma você poderá ser convocado para uma perícia e não poderá ter o benefício cancelado.
Entretanto, existe uma premissa de falhas que o INSS utiliza para buscar irregularidades, dessa forma, a aposentadoria poderá ser cancelada caso seja identificada qualquer uma dessas situações:
- Documentação falsa ou inconsistente, que coloca sua veracidade em pauta;
- Ausência de comprovação dos requisitos mínimos necessários para concessão do benefício;
- Erro no cálculo do benefício (que ocasiona pagamento maior do que o segurado deveria de fato receber);
- Cancelamento por falta de perícia médica (essa situação ocorre nos casos da aposentadoria por invalidez).
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.