Normalmente quando pensamos em tomar algum medicamento estamos pensando em ter a cura para determinado problema ao qual aquele remédio foi designado para ajudar, certo? Em via de regra esse pensamento está certo, entretanto, precisamos ficar muito atentos aos efeitos colaterais.
Apesar de ter como objetivo ajudar no tratamento ou prevenção de determinado problema, por serem compostos químicos, muitos medicamentos podem trazer efeitos colaterais que podem se agravar em muitos pacientes.
No caso dos efeitos colaterais, existem medicamentos que podem fazer mal até mesmo para o coração e, em determinadas situações, aumentar até mesmo o risco de ter um infarto.
Existe uma diversidade de medicamentos que, embora não sejam ligados a qualquer problema do coração, possuem grande efeito a esse importante órgão, o que ao longo de anos de uso sem controle, pode levar a causas mais graves como surgimento, ou ainda a piora de doenças cardíacas.
Sendo assim, vamos apresentar agora 4 medicamentos que fazem mal ao coração e que seu uso prolongado pode causar graves problemas. Lembrando que não é uma regra e os efeitos colaterais são sentidos em uma parcela bem menor.
Entretanto, caso você esteja tomando algum desses medicamentos, é bom ficar de olho aberto, trocar uma ideia com o seu médico e realizar frequentes acompanhamentos médicos de modo a conferir como anda sua saúde e a saúde do seu coração.
Um dos analgésicos e antitérmicos mais populares do mundo, o paracetamol é um grande vilão para o seu coração.
Estudo realizado pelo Instituto Leeds for Rheumatic and Musculoskeletal Medicine apontou que o paracetamol aumenta a chance de ataques cardíacos em caso de uso prolongado e sem moderação.
Além disso, o estudo também mostrou que o princípio ativo de sua fórmula pode inibir a ação de mediadores de processos inflamatórios.
Dentre os medicamentos que podem fazer mal para o coração, um consenso entre grande parcela dos especialistas é do uso dos anticoncepcionais e os riscos de problemas cardíacos.
Conforme estimativa, aproximadamente 62% das mulheres do país são usuárias dos anticoncepcionais. Nesse sentido, é importante que as mulheres fiquem atentas quanto a utilização deste medicamento.
Como os anticoncepcionais são homônimos presentes em sua formulação, o medicamento pode contribuir com o acúmulo de gordura nas artérias, além de acelerar a formação de coágulos no sangue.
Medicamentos que possuem como base o ibuprofeno e diclofenaco tendem a causar agressão de plaquetas no sangue, o que pode provocar coágulos, aumento da retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea e estreitamento de artérias, que podem trazer graves complicações cardíacas.
Os anti-histamínicos, popularmente conhecidos como antialérgicos, são grandes vilões para o seu coração. Seu uso ocorre para aliviar sintomas alérgicos, entretanto, são perigosos para a saúde do coração.
No caso dos antialérgicos, sozinhos eles não se tornam tão prejudiciais, entretanto, caso você combine esse tipo de medicamento com outros medicamentos de uso contínuo, como, por exemplo, para pressão alta, fique atento.
A combinação do antialérgico com medicamentos para pressão alta podem levar a um grande aumento nos níveis de pressão arterial, assim como da frequência cardíaca.
Em um mundo que está prestando mais atenção à saúde mental, o Brasil tem números…
Prepare-se para adentrar o universo sombrio e fascinante do cinema dos anos 80 e 90,…
Você já se perguntou quais são os países com mais milionários no mundo? Em relação…
Você já percebeu que há momentos em que sente que domina bem a língua portuguesa,…
O futuro do trabalho para muitos setores é incerto, especulações sobre os novos processos de…
Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio…